Padre Angelo Favero partiu para a casa do Pai

Ontem à noite dia (8 de Maio) o Senhor chamou à sua presença o Pe. Angelo Favero. Faleceu no Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, e contava 98 anos de vida.

Nos últimos anos, o Padre Angelo sentia a sua situação de saúde cada vez mais debilitada, exigindo nos últimos dois anos cuidados cada mais competentes. Concluído por consenso que o melhor cuidado seria prestado na Casa Sacerdotal da Diocese de Aveiro, próxima do Noviciado da Província Portuguesa, foi transferido no final de Abril, duas semanas antes do último internamento de urgência, ao qual já não sobreviveu.

 

As cerimónias fúnebres decorrerão do seguinte modo:

 

Sexta-feira – dia 9 de Maio

22h00 – Missa com Ofício dos Defuntos na Igreja do Loreto, ao Chiado, em Lisboa.

 

Sábado – dia 10 de Maio

09h30 – Missa Exequial na Igreja do Loreto.

 

Depois da Eucaristia o corpo o Pe. Angelo segue para Aveiro e será colocado no Jazigo da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus.

 

O Padre Angelo Favero nasceu em Pádoa, Itália, a 26 de Setembro de 1915. Com 13 anos entrou no Seminário de Vicenza, frequentando, mais tarde o seminário de Albino.

Noviço em Albissola, Professou na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) a 29 de Setembro (mesmo dia do seu Baptismo) de 1934. Tinha 19 anos.

Desde a Primeira Profissão até à Ordenação Presbiteral, a 29 de Junho de 1941, fez parte do Escolasticado de Bolonha. Oredenado Padre, com 26 anos, foi destinado a ser Confessor na casa de Albissola, e seis anos mais tarde Educador dos seminaristas mais novos no Seminário de Albino. Apenas dois anos depois da nova nomeação parte para Lisboa, aos 35 anos.

Capelão no Linhó por três anos, em 1953 é nomeado Coadjutor para a Igreja dos Italianos, Nossa Senhora do Loreto, ao Chiado, onde viveu 61 anos, dedicando-se com qualidades reconhecidas ao serviço da reconciliação.

Desde 1991, o Padre Angelo Favero transferiu-se para a Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus.

Nos últimos anos, o Padre Angelo sentia a sua situação de saúde cada vez mais debilitada, exigindo nos últimos dois anos cuidados cada mais competentes. Concluído por consenso que o melhor cuidado seria prestado na Casa Sacerdotal da Diocese de Aveiro, próxima do Noviciado da Província Protuguesa, é transferido no final de Abril, duas semanas antes do último internamento de urgência, ao qual já não sobreviveu.

Morreu a 8 de Maio de 2014, deixando a todos os Confrades e quantos conviveram com o Padre Angelo a memória de um rosto sereno, revelador da paz de um “coração manso e humilde” como o de Jesus, a quem dedicou toda a sua vida e a quem tantos ajudou a encontrar, ao longo de mais de meio século dedicado ao serviço da reconciliação.

A todas pessoas que nestes últimos anos, com grande carinho, dedicação e generosidade, cuidaram do Pe. Angelo (em Lisboa, na Comunidade da Igreja do Loreto, e em Aveiro, na Casa Sacerdotal) ajudando-o a caminhar até à bela idade de 98 anos deixamos a nossa profunda gratidão.

Aos seus parentes e amigos mais próximos apresento as condolências em meu nome e em nome da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus. Muito obrigado por este membro da vossa família que tanto se destacou na generosidade ao serviço da misericórdia e da reconciliaçãoo.

À Província da Itália no Norte, na pessoa do seu Superior Provincial, Pe. Oliviero Cattani agradeço a generosidade deste confrade que cederam à Província Portuguesa e que tanto marcou os nossos inícios e a nossa história e que deixou tão profundas marcas nos confrades e nas pessoas que contactaram com o Pe. Angelo Favero.

Que na bem-aventurança eterna o Pe. Angelo interceda por todos nós junto do Senhor que o chamou à vida consagrada na Congregação e agora o chama à Sua presença.

 

Zeferino Policarpo, scj

Superior Provincial

plugins premium WordPress