Padre Manuel Saturino nomeado Prelado Auditor do Tribunal da Rota Romana

O Papa Francisco acaba de nomear o religioso Dehoniano, Pe. Manuel Saturino da Costa Gomes, para o cargo de Prelado Auditor do Tribunal da Rota Romana.

A tomada de posse está marcada para o próximo dia 24 de Janeiro, no Vaticano, com o juramento perante o Secretário de Estado da Santa Sé. Depois disso o Papa Francisco recebe em audiência anual o Tribunal da Rota Romana e proferirá o habitual discurso.

A Rota Romana é o tribunal ordinário da Santa Sé para julgar processos de apelo ao Romano Pontífice. Julga em segunda instância as causas julgadas pelos tribunais ordinários de primeira instância e remetidas em apelo à Santa Sé. Julga também em terceira e última instância as causas julgadas por ele próprio e por outros tribunais eclesiásticos. A Rota Romana tem ainda a seu cargo o julgamento de causas reservadas ao Romano Pontífice, relativas a chefes de Estado, cardeais, bispos, dioceses e outras pessoas jurídicas. Com esta nomeação, o Pe. Manuel Saturino passa a fazer parte do Colégio de Juízes do Tribunal da Rota Romana.

Em nome da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), felicito o Pe. Saturino por ter sido escolhido para este importante serviço à Igreja, no Vaticano. Alegramo-nos por esta preferência do Papa Francisco. Alegramo-nos também pelo acolhimento que o Pe. Saturino fez a tão honroso convite para continuar a servir a Igreja, agora de um modo diferente, mas com o mesmo espírito de disponibilidade que sempre tem caracterizado a sua vida.

Em virtude desta nomeação o Pe. Manuel Saturino deixa todos os encargos e compromissos que tem em Portugal (e são muitos!) quer ao serviço da Província, quer ao serviço da Igreja, quer também ao serviço da sociedade. Com esta nomeação o Pe. Saturino passará a residir em Roma.

Agradeço ao Pe. Saturino tudo aquilo que ele foi no meio de nós ao longo destes anos: a generosidade para os serviços que a Província lhe pediu, o testemunho de entrega ao Senhor, a presença amiga e fraterna, a fidelidade, a ajuda discreta, o humor perspicaz, o conselho, a eficácia, a dedicação, a inteligência, a simplicidade, a exatidão,… Enfim, muitas qualidades que fazem do Pe. Saturino um bom confrade e uma pessoa admirada e reconhecida a nível eclesial e civil. Sem dúvida que um dos grandes contributos que o Pe. Saturino prestou à Província foi na área da formação, sobretudo como Director Espiritual de muitos jovens religiosos… Em nome de todos expresso a nossa sincera gratidão!

Da parte da Província asseguraremos tudo o que for necessário para que o Pe. Saturino possa desempenhar adequadamente estas novas funções.

Parabéns Pe. Manuel Saturino! Desejamos-te as maiores felicidades neste novo e importante serviço à Igreja. Que Deus te abençoe!

No Coração de Jesus,

Pe. Zeferino Policarpo

Superior Provincial

 


Curriculum Vitae

Pe. Manuel Saturino da Costa Gomes

O Pe. Manuel Saturino da Costa Gomes é filho de Manuel Gomes e de Ludovina da Costa. Nasceu a 29 de Novembro de 1952, em Machico, Madeira (Portugal). Foi baptizado a 4 de Janeiro de 1953, em Machico, Diocese do Funchal e crismado a 17 de Maio de 1964, na Sé do Funchal.

Em 1967 entrou para o Colégio Missionário Sagrado Coração (Funchal) da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, Dehonianos. De 1972 a 1974 frequentou o Instituto Missionário Sagrado Coração, em Coimbra, onde completou o Ensino Secundário. Iniciou o Noviciado, na Casa do Sagrado Coração (Aveiro), a 6 de Outubro de 1974 e fez a Profissão Religiosa a 7 de Outubro de 1975, na casa do Noviciado. Fez a Profissão Perpétua a 29 de Setembro de 1979, no Seminário de Nossa Senhora de Fátima. Recebeu o Ministério de Leitor a 21 de Dezembro de 1980 e o Ministério de Acólito a 13 de Maio de 1981, em Lisboa. Foi Ordenado Diácono a 30 de Maio de 1982, na Sé Patriarcal de Lisboa, por D. António Ribeiro e Presbítero a 14 de Agosto de 1983, na Sé do Funchal, por D. Teodoro de Faria.

Fez os Estudos Teológicos na Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), de 1975 a 1982, tendo interrompido entre 1977 a 1979 para fazer o Estágio de Vida Religiosa no Colégio Missionário Sagrado Coração.

De 1982 a 1987 frequentou o  Instituto Utriusque Iuris da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, onde obteve a Licenciatura e o Doutoramento em Direito Canónico.

Foi 1.º Conselheiro do Colégio Internacional (Roma) de 1985 a 1989, ajudante do Secretário Geral de 1985 a 1986 e Vice-Secretário Geral da Congregação de 1986 a 1989.

De regresso a Portugal, desempenhou o cargo de Superior do Seminário de Nossa Senhora de Fátima de 1989 a 1992. Foi também Conselheiro, Director Espiritual e Formador do Escolasticado da Província.

Começou a leccionar Direito Canónico na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa em 1989. Foi nomeado Juiz do Tribunal Patriarcal de Lisboa em 1990. Desempenhou o cargo de Director da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa de 1996 a 2002.

De 1994 a 1997 foi Secretário Provincial da Província Portuguesa dos Dehonianos.

Foi o primeiro Director do Centro de Estudos de Direito Canónico, que mais tarde foi substituído pelo Instituto Superior de Direito Canónico, do qual foi também Director de Janeiro de 2005 a Julho de 2011.

De 2003 a 2005 foi Pároco da Paróquia de S. José do Bairro da Boavista.

É  membro da Delegação da Santa Sé na Comissão Paritária para aplicação da Concordata  e é também membro da Comissão da Liberdade Religiosa. É também assistente eclesiástico da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima.

Em 2013 foi novamente nomeado Director Espiritual e 1.º Conselheiro do Seminário de Nossa Senhora de Fátima, funções que desempenhava até à presente nomeação.

plugins premium WordPress