Peregrinação da Família dehoniana a Fátima

No passado domingo, dia 02 de junho, realizámos a peregrinação da Família Dehoniana ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Esta nossa tradição que já se realiza no primeiro domingo de junho, há quase 40 anos, é hoje um momento feliz de encontro, de oração e de convívio entre os diversos grupos que compõem a família dehoniana: os religiosos scj, os familiares dos religiosos, os antigos religiosos, os paroquianos  naturais das paróquias e capelanias confiadas aos dehonianos, os membros da Companhia Missionária do Coração de Jesus, das MAMCJ, das famílias Dehon, dos grupos missionários, dos Antigos alunos, da ALVD, da juventude dehoniana, da pastoral Universitária, do grupo Ecce e da Obra ABC.

Na parte da manhã integramo-nos na oração do terço na Capelinha das Aparições e na celebração da Eucaristia no altar do Recinto. Já na parte da tarde, depois de recuperadas as forças à volta dos farnéis trazidos de tantas partes do país, tivemos um tempo recreativo de encontro e de partilha no Centro Paulo VI que nos ajudou a sentir a beleza de pertencermos a esta família. No encontro recreativo que girou em torno da unidade, o tema que vai marcar o próximo Capítulo Geral da Congregação, fomos já convocados para a celebração do centenário da morte do Pe. Dehon que acontecerá no dia 12 de agosto de 2025.

Finda a tarde recreativa tomamos parte na Procissão do Santíssimo Sacramento do Santuário, uma prática da igreja que tem um peso muito grande na dimensão eucarística da nossa espiritualidade. Com esta peregrinação anual quisemos confiar ao cuidado da nossa Mãe, todos os que pertencem a esta grande família dehoniana, mas especialmente todos os doentes e os que vivem no meio dos terrores da guerra para que possam encontrar a paz tão desejada.

Pe. João Nélio, scj
Superior Provincial

 

 

plugins premium WordPress