(Re)Encontro de Dehonianos em Alfragide

O último domingo do mês de Maio costuma ser um dia especial para o Seminário de Alfragide, já que reúne à volta do altar e da mesa comum os Dehonianos que residem em Lisboa e aqueles que um dia cá passaram como religiosos e que, um dia, descobriram outro modo de se entregarem a Deus.

Acabou-se com a designação tradicional de “ex-scj” porque, de certa forma, continuam a partilhar e a viver algo do carisma Dehoniano, e instituiu-se uma nova forma de designação: “SCJ’sempre”. Esta nova designação é justificada não pelo Código de Direito Canónico, mas pelo “Código de Dehoneidade” que nos une e nos faz sentir irmãos: aqui, em Alfragide, todos se sentem em casa! E assim é.

A Eucaristia marcou o início desse (re)encontro de irmãos mas, também, com as suas famílias – esposas e filhos. Foi presidida pelo superior da comunidade de Alfragide, Pe. Manuel Joaquim Gomes Barbosa, que,durante a celebração, fez questão de frisar que é com enorme gosto que a casa que “é de todos os acolhe não apenas hoje, mas sempre”. Animaram a Eucaristia alguns casais que, com a sua alegria e boa execução dos cânticos, nos ajudaram a rezar de forma bela.

Seguiu-se um dos agradáveis momentos de reencontro em que, à volta da mesa, foi possível rever caras do passado e do presente e activar a memória em busca das aventuras que por aqui foram vividas e agorarecordadas com um sorriso. Um brilho nos olhares e um sorriso calorento como que suspensos no tempo: “lembras-te daquele dia, daquela vez?”. Histórias da vida que agora regressavam de forma mais intensa.

A parte da tarde contou com dois momentos: o convívio no auditório, onde houve um “concurso” de histórias e aventuras aqui passadas in illo tempore – que tantas gargalhadas arrancaram dos presentes, e, ao final da tarde, o jogo de futebol que opôs SCJ’sempre versus selecção do Seminário de Alfragide, que terminou com um desfecho de 12-4, para a segunda equipa. Mas o importante não foi o resultado (claro que era importante!) mas o momento de reencontro entre irmãos que fazem parte da história desta casa, desta Província e, de certa forma, da vida de cada um de nós.

 

Nuno Pacheco, scj

plugins premium WordPress