Renovação dos Votos Religiosos

No nosso contexto atual a resposta afirmativa dos jovens ao chamamento do Senhor é um sinal da vitalidade do Espírito que pode acontecer até nos contextos mais adversos. Em março deste ano o João Amaro, religioso dehoniano e finalista do curso de teologia, veio para Angola fazer uma experiência missionária, mais propriamente na Missão do Luau.

Depois de um período de adaptação ao contexto missionário no interior do país, numa diocese que tem uma superfície mais de duas vezes superior ao território de Portugal, ele continua empenhado no propósito que o animou, tal como aos primeiros discípulos: deixar-se levar pelo Espírito e a ir ao encontro dos irmãos, para com eles viver a vocação baptismal sendo sal da Terra e Luz do Mundo.

Assim, a 3 de Setembro, durante a oração de Vesperas, na Comunidade do Sagrado Coração de Jesus de Luena, ele renovou os seus votos religiosos de pobreza, castidade e obediência, na presença de vários missionários dehonianos e de alguns jovens angolanos em discernimento vocacional. Foi uma cerimónia simples, como recomenda o ritual scj, mas muito significativa por confirmar que o Senhor da Messe continua a chamar e enviar muitos para trabalharem na sua Messe. Nesse mesmo dia, também em Luena, houve a Ordenação Episcopal do novo bispo que na sua primeira mensagem, referiu que temos todos de ser ‘tropas’ e estarmos preparados.

Pe. David Mieiro, scj
Missionário no Luau

plugins premium WordPress