Retiro de Advento e Instituições em Alfragide

O dia 29 de novembro em Alfragide por si já é uma data importante para o Seminário Nossa Senhora de Fátima, pois este dia faz memória do aniversário da casa. Mas este ano deu-se a coincidência de congregar vários acontecimentos importantes e festivos: o início do novo ano litúrgico, o retiro de Advento para leigos, o aniversário do Andrès Rafael e a Instituição de Ministérios dos religiosos Nuno e Daniel.

A manhã pôs a rolar, desde cedo, o primeiro de todos estes acontecimentos: a entrada no caminho de preparação para o Natal. Facto dito, dita feita! O Centro de Espiritualidade de Alfragide preparou e acolheu o passo mais importante desta caminhada: a preparação espiritual. Iniciado o retiro de leigos, orientado pelo padre Manuel Barbosa, pôs-se em andamento a segunda etapa: a preparação para a celebração da Instituição nos Ministérios.

Enquanto isso, meio-dia já avançado e o povo já almoçado, foi tempo de deslocar os corações para a Adoração ao Santíssimo e para a Reconciliação. Depois de uma manhã de reflexão e de uma tarde mais íntima de encontro com o Senhor, chegou a hora de juntos celebrarmos a Eucaristia. Durante a celebração, instituiu-se o clérigo Nuno no Ministério de Leitor e o clérigo Daniel no Ministério de Acólito. Após tais efemérides, para se cumprir a tradição da casa, houve convívio festivo. Mas o dia só findara realmente com o brinde ao clérigo Andrès Rafael pelo seu aniversário. Um dia atarefado, mas digno de ser lembrado!

“Veni, veni Emmanuel"

António Silva, scj

plugins premium WordPress