Reunião de Superiores das Comunidades em Alfragide

Aconteceu, nos dias 4 e 5 de Outubro, a reunião anual do Governo Provincial com os superiores das 15 Comunidades Dehonianas em Portugal. Com a presença ainda do responsável pelo pólo residencial do Lar de Infância e Juventude "Obra ABC", os 20 participantes tiveram oportunidade de ter um tempo de formação e de partilha sobre a vida das Comunidades e da Província, em ordem à definição programática dos próximos 3 anos, e a calendarização das actividades necessárias para o presente ano pastoral. 

A manhã do primeiro dia contou com o precioso contributo dos Padres Pedro Coutinho e Joaquim Garrido, que partilharam a sua experiência de delegados da Província Portuguesa ao XXIII Capítulo Geral, em Roma (17 de Maio a 6 de Junho de 2015). "Misericordiosos, em Comunidade, com os pobres" foi o lema que inspirou os trabalhos capitulares, bem como a reunião de superiores, e o programa provincial para os próximos 3 anos. 

Cada superior apresentou o relatório da vida da Comunidade a que pertence, o Ecónomo Provincial apresentou a situação económica da Província, e o Superior Provincial o estado da Província, no que se refere a temas de interesse comum. 

Além da definição do calendário pastoral deste ano, confirmou-se o programa trienal que procurará estimular a prática da misericórdia no compromisso pessoal (tema a aprofundar no 1º ano), na vida fraterna em comunidade (tema a aprofundar no 2º ano), e no serviço pastoral (tema a aprofundar no 3º ano), procurando integrar o Ano da Vida Consagrada, ainda a decorrer, o jubileu do 50º aniversário da Província Portuguesa SCJ, o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, e o Centenário das Aparições em Fátima, bem como todas as iniciativas eclesiais que tecem a pastoral da Igreja no contexto nacional. 

A presença, mesmo que de passagem, do nosso confrade Padre José Ornelas Carvalho – Bispo nomeado para a Diocese de Setúbal – foi o corolário do ambiente fraterno que experimentámos nestes dois dias, e que desejamos ser inspirador para todas as iniciativas comuns deste ano.

 

P. António Pedro Monteiro

secretário provincial

plugins premium WordPress