Crónica do XV Capítulo Provincial
O último dia foi marcado pela manhã de trabalho em plenário, em torno de definição das «Orientações do XV Capítulo Provincial», tendo sido possível, ao início da tarde, votar e aprovar o documento na sua globalidade.
Seguiu-se um tempo profícuo que, a pretexto de apreciação de Moções e Recomendações, resultou em diálogo e vontade de encontrar consensos.
Na sessão de encerramento, usaram da palavra: o Ir. José Manuel Braz, convidado, em representação do Distrito de Angola; o P. Levi dos Anjos Ferreira, Conselheiro Geral; e o P. João Nélio Simões Pereira, Superior Provincial.
Ficou expressa a vontade de investirmos na qualidade da nossa vida comunitária, pela partilha do que somos e do que temos, aperfeiçoando sempre mais os modos de trabalho em equipa e em rede, não esquecendo a internacionalidade da Congregação, desejando «ir além do que imaginamos» e além dos medos que paralisam, não desistindo da condição de enviados, condição essa que reclama a cada dia a consciência de vivermos num processo de conversão pessoal e comunitária.
O Capítulo acabou e o trabalho começa agora.
«Porque Tu o dizes, lançarei as redes» (Lucas 5,5).
António Pedro Monteiro