Print Friendly, PDF & Email

Realiza-se de 17 a 19 de Fevereiro de 2014, no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, a XV Assembleia de Párocos Dehonianos. O encontro terá por tema: “A Família, lugar privilegiado da vivência da fé – desafios pastorais”.

A conferência de abertura será proferida pelo Pe. José Jacinto Ferreira de Farias, Dehoniano e Assistente Internacional da ERI das Equipas de Nossa Senhora, que abordará o tema: “Desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.

No segundo dia de trabalhos, D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro, falará sobre “A Igreja ao serviço da família” e presidirá à Eucaristia.

Na parte da tarde haverá dois painéis com intervenções de vários párocos Dehonianos: Painel I: “Família convocada a ser Igreja”; Painel II: “Família perante os novos desafios”.

No último dia, o casal Marta e Gonçalo fará uma intervenção sob o tema: “O bem precioso do Matrimónio e da Família”.

A Assembleia de Párocos Dehonianos, para além de um momento importante de formação permanente, serve também para estreitar os laços fraternos e fomentar a partilha de experiências e de iniciativas.

A actividade paroquial constitui um aspecto importante da acção pastoral dos Dehonianos em Portugal. Na diocese do Porto servimos seis paróquias; na diocese de Aveiro, uma paróquia; na diocese de Coimbra, uma paróquia e uma reitoria; na diocese de Lisboa, sete paróquias e uma reitoria; na diocese do Algarve, sete paróquias; na diocese de Angra do Heroísmo, duas paróquias e na diocese do Funchal, quatro paróquias.

Nesta XV Assembleia de Párocos Dehonianos participam 32 párocos provindos de 13 comunidades Dehonianas da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus.

Zeferino Policarpo, scj

 [PROGRAMA]