12 de Agosto em Aveiro

No dia 12 de Agosto celebra-se a memória do falecimento do Venerável Padre Leão Dehon, fundador da nossa Congregação de Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, dehonianos.

Para marcar este dia, é tradição reunirem-se em Aveiro os confrades da mesma para celebrarem esta memória. Como tal, o dia começou com uma reflexão de um tema dehoniano do noviço Filipe. O tema foi: Um coração que Se entregou e que continua a entregar-Se: na Incarnação, na Paixão e na Eucaristia. Depois, seguiu-se para o jazigo da Província Portuguesa, onde todos os confrades fizeram memória dos que já faleceram.

Para terminar a manhã celebramos a Eucaristia. Na qual se realizou a renovação de votos de dois religiosos camaroneses, Daniel e Mathias, que estudam em Portugal.

A manhã já ia longa e os confrades já “reclamavam” pelo almoço. Mas, este acabou por chegar. Foi um momento de encerrar a primeira parte do dia.  Momento de convívio e partilha entre todos.

A tarde foi momento de muitos regressarem as suas comunidades e de os que ficaram por Aveiro confraternizarem, até chegar a um dos momentos esperados do dia. As 18 horas iniciou-se a oração das Vésperas, na qual, o Luís foi recebido noviço pelo Superior Provincial, Pe. José Agostinho, iniciando o seu ano canónico de noviciado em Aveiro.

Terminamos o dia com um jantar simples, aproveitando o que havia sobrado do almoço, num clima de serenidade, simplicidade e confraternização.

Noviços Filipe e Luís

plugins premium WordPress