75 anos da inauguração do Colégio Missionário Sagrado Coração

No próximo dia 17 de outubro de 2022, o Colégio Missionário Sagrado Coração assinala o 75º aniversário da sua abertura. A Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus congratula-se com esta data jubilar da primeira casa da Congregação construída em Portugal.

Assumindo desde o início a missão de seminário, o Colégio Missionário foi um espaço fecundo onde muitos jovens puderam conhecer o carisma e espiritualidade dehonianos; a partir dele muitos foram enviados em missão. Ainda hoje, embora já um pouco esvaziado da sua missão, este edifício continua a ser visto como uma casa onde muitos de nós aprendemos e viver em grupo e a construir comunidade.

Damos graças Deus pela disponibilidade do Padre Ângelo Colombro e do Padre Gastão Canova e de todos os outros confrades enviados para aqui fazer nascer e crescer o carisma Dehoniano. Damos graças também pelos seminaristas que por aqui foram passando ano após ano e que, hoje, assumem os mais diversos serviços na Igreja e na sociedade.

Damos graças a Deus pela forma como fomos acolhidos na Diocese do Funchal, na pessoa do bispo D. António Manuel Pereira Ribeiro e pela proximidade e carinho que, até hoje, sempre nos foram dispensados pela Igreja diocesana do Funchal.

Damos graças a Deus pelos colaboradores que ao longo de todos estes anos, com discrição, sempre nos ajudaram a cumprir a nossa missão.

Damos graças a Deus pela forma como, desde o início, fomos acarinhados pelo povo da nossa Ilha da Madeira. O Colégio Missionário, e o que ele representa, é uma obra feita com o esforço de todos os nossos benfeitores que se tornaram autênticos missionários nos missionários que ajudaram a formar. Que o Senhor da alegria a todos recompense pela participação nesta obra da sua Providência.

Bem-haja a todos os que ajudaram a escrever a história destes 75 anos.

Pe. João Nélio Simões Pereira, scj
Superior Provincial

Programa das celebrações:

Dia 16 de Outubro:

16h00 – Missa de Ação de Graças e Ordenação do Padre Andrés Rafael

 

Dia 17 de Outubro:

20h00 – Sessão comemorativa dos 75 anos do Colégio Missionário

Intervenção do Historiador Dr. Gabriel Pita

 

Dia 19 de Outubro:

20h00 – Vigília Missionária na Capela do Colégio Missionário

 

21 de Outubro:

19h00 – Missa

20h00 – Encontro de Antigos Alunos do Colégio Missionário

 

23 de Outubro – Festa das Missões:

11h00 – Missa Nova do Padre Andrés Rafael

13h30 – Tarde recreativa

plugins premium WordPress