Alfragide: Tarde Missionária

O Dia Mundial das Missões deste ano foi assinalado, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, com a colaboração da comunidade cabo-verdiana de Outurela.

O grupo coral da paróquia animou a Eucaristia das 12h00 no Seminário, participou no almoço e introduziu a sessão no auditório, da parte da tarde. Para essa sessão, veio um outro grupo de músicos que tocaram e cantaram canções típicas do arquipélago, como “Saudade”, celebrizada por Cesária Évora. O Grupo Batuk Renédio di Terra, encerrou a sessão.

O P. Paulo Coelho apresentou a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2023. O P. Fernando Fonseca apresentou a história da Igreja em Cabo-Verde.

A razão do convite aos cabo-verdianos prende-se com o início das celebrações do V Centenário da criação da Diocese de Santiago, que terão o ponto alto em 2033. Deve-se também ao facto de termos tido no passado mês de Setembro, a profissão religiosa do primeiro religioso dehoniano, natural de cabo Verde, o Nuno Miguel Correia Gomes. Após a apresentação da história da Igreja em Cabo-Verde, a mãe do Nuno Gomes, D. Maria Rosa, deu o seu testemunho de fé e de alegria pela entrega do seu filho a Deus. O próprio Nuno Gomes, não podendo estar fisicamente presente, enviou uma mensagem de imagem e som que foi muito aplaudida pelos participantes.

A tarde terminou um lanche partilhado.

Fernando Fonseca, SCJ

plugins premium WordPress