Mensagem final do III Encontro Dehoniano de Pastoral Social

Nos dias 06 e 07 de Novembro de 2023, realizou-se o III Encontro Dehoniano de Pastoral Social no Seminário Missionário Padre Dehon, em Fânzeres, e na Obra ABC, em Rio Tinto. O Encontro, convocado pelo Superior Provincial da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, foi preparado e coordenado pela Comissão Provincial para a Justiça e Paz e Integridade da Criação.

O Encontro teve por tema “Instituições sociais: viabilidade e novas oportunidades” e contou com a presença de cerca de duas dezenas de participantes, em representação de diversas instituições sociais ao cuidado da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus: Obra ABC, Rio Tinto; Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Boavista, Porto; Centro Social e Paroquial de Santo André, Esgueira, Aveiro; Centro Social e Paroquial de São Bento, Ribeira Brava, Madeira; Centro de Bem Estar Social do Livramento, São Miguel, Açores, e os membros da referida Comissão Provincial.

O Encontro começou com uma breve mensagem de boas-vindas do P. José Domingos Ferreira, Presidente da Comissão, agradecendo a presença de todos, apresentando o programa previsto e relevando a importância do tema que ali nos reunia.

Os trabalhos decorreram em conformidade com o programa estabelecido e deles saíram propostas e desafios no sentido de melhorar o serviço em benefício dos que temos ao nosso cuidado, com especial atenção aos mais frágeis e vulneráveis da nossa sociedade:

  1. O P. Lino Maia, Presidente da CNIS (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade) falou-nos sobre a Sustentabilidade e viabilidade das IPSS e outras instituições sociais: um olhar global. Mais do que apresentar soluções para a problemática em questão, o P. Lino Maia apresentou-nos a real situação das Instituições, os principais problemas com que se debatem e das dificuldades recorrentes que se apresentam em cada processo de negociação das comparticipações do Estado às Instituições. O montante transferido do Estado para as Instituições não é suficiente para assegurar todos os compromissos e despesas, colocando em risco a sustentabilidade e viabilidade de muitas delas, como se verifica com o encerramento recente de algumas.
  2. O serviço de proteção e promoção dos mais frágeis, levado a cabo pelos milhares de Instituições sociais é de grande utilidade e insubstituível. Nós, Dehonianos, comprometemo-nos a prosseguir o nosso empenho em projetos que protejam e promovam a dignidade de todos os homens e mulheres, com especial atenção aos mais carenciados e marginalizados, aos que se encontram em situação de periferia existencial.
  3. A sessão de trabalho realizada na Obra ABC permitiu-nos conhecer melhor esta Instituição, que é um Lar Residencial para jovens em risco. A apresentação feita pelo P. Feliciano ajudou-nos a perceber melhor a dimensão do trabalho de proteção e de promoção humana, social e espiritual que ali é desenvolvido. O Arquiteto Joaquim Magalhães apresentou alguns dos projetos que a curto/médio prazo darão outras respostas sociais, aproveitando os terrenos disponíveis na Instituição. Uma visita guiada às instalações deu-nos uma visão global da excelência do acolhimento que ali se procura promover.
    Não abordámos em detalhe o tratamento do Questionário previamente enviado a todas as Instituições Sociais a cargo dos Dehonianos, dado que a exiguidade das respostas recebidas não nos pareceu suficientemente representativa do trabalho social que desenvolvemos.
  4. A Dr.ª Rita Estácio, especialista na captação e acompanhamento de investimentos apoiados por Fundos Comunitários, abordou o tema Instituições sociais: risco de viabilidade versus novas formas de captar fundos e investimentos que assegurem a sua sustentabilidade, apresentando-nos as diversas oportunidades que existem e a forma de aceder com segurança e sustentabilidade às candidaturas abertas ou que venham a abrir-se. Relevou a importância da inovação, da coordenação e acompanhamento permanente dos projetos. O apoio técnico de profissionais devidamente qualificados é fundamental para o sucesso e sustentabilidade dos projetos apoiados pelos Fundos Comunitários.

Este III Encontro Dehoniano de Pastoral Social reforçou a convicção da necessidade de continuarmos a promover formações conjuntas, a partilhar recursos e conhecimentos e a trabalhar em rede e parceria. O desafio é o de potenciar cada vez mais o trabalho em espírito de comunhão fraterna e de sinodalidade.

Propomos que o IV Encontro Dehoniano de Pastoral Social se realize nos dias 06 e 07 de Maio de 2024, no Centro Social Paroquial de São Bento, Ribeira Brava, esperando nele poder contar com a participação dum maior número de instituições e de Confrades.

Fânzeres, 07 de Novembro de 2023

Os participantes no III Encontro Dehoniano de Pastoral Social 

plugins premium WordPress