Aveiro – Celebração do Dia da Província e dos Jubileus

 

No passado dia 27 de Dezembro, celebrou-se na Casa do Sagrado Coração, Aveiro, o Dia da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, como sempre acontece todos os anos. Celebramos este ano o 48.º aniversário da ereção canónica da Província e, ao mesmo tempo, os Jubileus de 2014 de vida, de ordenação sacerdotal e de vida religiosa.

A casa começou a encher-se por volta das 10 horas da manhã. O alegre encontro, as Boas Festas, os cumprimentos e uns cafés foram a ocupação natural enquanto se esperava a chegada de todos. Pelas 11h00 realizou-se a sessão solene de homenagem aos confrades Jubilados e apresentou-se o novo do livro sobre o Padre Dehon, da autoria do Pe. Fernando Ribeiro.

Os Jubilados presentes nesta sessão foram os seguintes:

– 25 Anos de Vida: Antonino Sousa (membro da Comunidade de Alfragide);

– 75 Anos de Vida: Ir. Caetano (membro da Comunidade de Coimbra);

– 50 Anos de Vida Religiosa: Ir. Camacho e o Pe. Basílio (ambos da Comunidade de Duas Igrejas);

– 50 Anos de Ordenação Sacerdotal: Pe. Santos (membro da Comunidade do Seminário Missionário Padre Dehon);

– 25 Anos de Vida Religiosa: Pe. Feliciano (membro da Comunidade do Centro Dehoniano) e o Pe. Humberto (membro da Comunidade de Coimbra);

– 25 Anos de Ordenação Sacerdotal: Pe. Carlos Manuel (membro da Comunidade do Forte da Casa).

Cada um destes Jubilados fez um pequeno discurso resumindo as suas vidas, realçando aquilo que consideram importante e que mais lhes tocou ao longo destes anos como Dehonianos. Outros Jubilados não estiveram fisicamente presentes, mas estiveram presentes na nossa fraternidade e amizade. Foram eles: Pe. Alexandre e o Pe. Pedro – 25 Anos de Ordenação Sacerdotal; Pe. José Alcindo – 25 Anos de Vida Religiosa.

Ao meio-dia celebrou-se a Eucaristia presidida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, que se mostrou feliz por estar presente neste momento para rever os seus confrades Dehonianos e tocou na sua homilia o tema da caridade, que deve estar bem evidente na vida de cada membro da Congregação.

Por fim decorreu o almoço de convívio com todos os confrades Dehonianos presentes, sendo mais um momento de confraternização, própria da vida comunitária e da vida religiosa. E porque era Sábado e muitos tinham compromissos pastorais, após o almoço todos regressaram às suas Comunidades.

 

 

Filipe André, noviço Dehoniano

plugins premium WordPress