Aveiro: Encontro de Sub-10 Dehonianos

No passado dia 20 de Abril, reuniram-se na Casa Sagrado Coração, em Esgueira (Aveiro), os religiosos Sub-10 (menos de 10 anos de Profissão Perpétua). Até que poderia ser uma equipa de futebol com este nome, mas foram 11 religiosos provenientes de diversas comunidades SCJ que se encontraram para um dia de oração, partilha e reflexão.

Após a oração de laudes, o grupo reuniu-se com o Pe. Humberto Martins, para um momento de reflexão sobre o documento publicado pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica: Perscrutai! 

Ficou bem saliente a necessidade de vigiar, progredir, estar abertos à novidade… mesmo que isso possa provocar, por vezes, cansaço, fadiga… Há que deixar florir em si e regar nos outros, os terrenos das vocações consagradas, para que cresçam na alegria e se tornem árvores gigantescas com muitos rebentos novos. Confiança! Esperança! Força! Entusiasmo! São as palavras de ordem em que cada religioso foi chamado a meditar e a viver, buscando no Evangelho a raiz e alimento de uma necessidade vital da Vida Consagrada. 

A Igreja está em saída! Não como uma nuvem que passa em dias de chuva e desaparece, mas, como nuvem que ao passar fecunda e dá frutos que, poderão não ser momentâneos, mas, desabrocharão com o tempo.

O orador deixou um convite a que, sejamos homens construtores de fraternidade e comunhão, capazes de reconhecer o Senhor no repartir do pão, mesmo no cansaço diário.

No final da manhã tivemos um momento de partilha, à volta da mesa, no repartir do pão, Eucaristia, presidida pelo Superior Provincial, Pe. Zeferino Policarpo, e depois seguiu-se o outro momento de partilha à volta da mesa, mas agora, para o almoço, em que celebrámos o aniversário natalício do noviço Filipe, estando presentes alguns confrades das comunidades dehonianas do Centro/Norte.

Da parte da tarde, e após uma breve síntese da homilia do Papa Francisco na missa crisma “o cansaço dos sacerdotes”, cada confrade partilhou um pouco dos trabalhos que tem realizado nas suas comunidades, assim como os seus empenhos pastorais. Cansados, mas não desgastados de servir!

Terminámos o nosso encontro com o momento de adoração ao SS.mo Sacramento, recordando o tesouro deixado pelo Fundador, de adorar em espírito de amor e reparação.

Igor André Oliveira, scj

plugins premium WordPress