Aveiro: Primeira Profissão

No domingo, dia 12 de Setembro, realizou-se em Aveiro a Primeira Profissão dos Noviços Nuno Paulo e Andrés Rafael. Os seus pais chegaram no dia 6, envolvendo-se na vida do noviciado, com os filhos, e ajudando a preparar a festa. Depois de algumas visitas a Coimbra, ao Porto, Douro e Braga, acompanhados pelos filhos, empenharam-se na limpeza da casa e do jardim, bem como na preparação dos ambientes para a festa. Foi também possível preparar com eles a cerimónia da profissão, com adequadas explicações, para que pudessem compreendê-la e vivê-la melhor.
Pelas 16 horas do dia 12, tudo estava pronto. Acorreram vinte sacerdotes e numerosos religiosos da Província, particularmente os jovens de Alfragide, que se encarregaram dos cânticos litúrgicos da Província, Vieram também o pároco e o vigário paroquial de Esgueira. Estiveram igualmente presentes os Postulantes do Centro Dehoniano, bem como os seminaristas do Instituto Missionário, de Coimbra.
Juntaram-se aos pais mais alguns familiares e um pequeno grupo de amigos e benfeitores vizinhos, que encheram a capela e o refeitório do Noviciado.
Na homilia, o Superior Provincial, afirmou que, sendo a vocação é um dom de Deus, não se lhe deve dar uma resposta emotiva, ou conforme os humores e disposições da ocasião, mas resposta de fé, de confiança e de abandono.

Depois, lembrou que a resposta ao Senhor, precisa do suporte de vida espiritual, de mediações e do apoio humano. “Cada um de vós – acrescentou – chega a este dia e dá esta resposta generosa ao Senhor, porque, na fé, descobriu e fortaleceu a sua atitude de escuta à voz de Deus. Mas cada um de vós chegou também a este dia porque houve pessoas que vos ajudaram a perceber que era o Senhor quem chamava”. E concluiu “A essas pessoas deveis estar muito gratos!”.

No momento próprio os dois jovens noviços pronunciaram a sua profissão religiosa, sendo acolhidos pelos confrades presentes com um sentido abraço.

No final da celebração, confiaram-se à materna protecção da Virgem Maria, “imagem perfeita da nossa vida religiosa” (Cst 85), depondo a seus pés uma rosa branca cada um.

Seguiu-se o ágape fraterno, onde se cantaram os parabéns aos neo-professos e o Superior Provincial aproveitou para dirigir algumas palavras de gratidão e apreço ao P. Fernando Rodrigues da Fonseca, que concluía o serviço de Mestre de Noviços da Província, exercido durante dezasseis anos.

» Fernando Fonseca, scj
 

plugins premium WordPress