Vida Dehoniana: Ordenações e outros acontecimentos

Esta época do ano é normalmente pródiga em acontecimentos importantes para a vida da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). Damos aqui nota de alguns que irão ter lugar nos próximos dias.

Profissão Religiosa
No próximo dia 12 de Setembro, na Casa Sagrado Coração o Nuno e o Rafael fazem a Profissão Religiosa, após terem concluído o ano de noviciado. A cerimónia será integrada na Eucaristia marcada para as 16h00. Além dos familiares mais próximos que vieram dos Açores e da Madeira, de onde são naturais, este momento significativo da vida da Província contará também com a presença de vários dehonianos e amigos.
Por outro lado, os 15 jovens religiosos que nos anos anteriores emitiram a Profissão Religiosa, amanhã, dia 10 de Setembro, vão fazer a Renovação de Votos, na conclusão do Retiro Anual que está a ser orientado pelo bispo emérito de Aveiro, D. António Marcelino.

Ordenações
Serão a 26 de Setembro, na Igreja de Nossa Senhora da Paz, na Póvoa de Santa Iria, Lisboa. O Diác. António Pedro será ordenado sacerdote e o Cl. Nuno Alexandre será ordenado diácono. A celebração começa às 16h00 e será presidida por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar do Patriarcado. A Missa Nova do Pe. António Pedro está marcada para 3 de Outubro, em Vizela.

Início do Ano Lectivo
Por estes dias chegam aos nossos seminários do Funchal, Porto e Coimbra os seminaristas que vão iniciar o ano lectivo. Nos seminários menores (Colégio Missionário, Seminário Missionário Padre Dehon, Instituto Missionário) serão pouco mais de 40 seminaristas. O Centro Dehoniano acolherá 5 postulantes que frequentarão o Curso de Teologia na Universidade Católica do Porto.
No Colégio Infante (Funchal), na Obra ABC (Porto) e na Escola da APEL também está tudo a postos para iniciar o novo ano escolar.

Paróquias
Depois do período de Verão em que a actividade nas paróquias que nos estão confiadas fica consideravelmente reduzida, eis que tudo começa a ganhar ritmo com a preparação da abertura da catequese, da actividade dos movimentos e de outras iniciativas ligadas à vida paroquial. Por estes dias acontecerá também a despedida de párocos e a tomada de posse dos novos párocos que irão servir as comunidades paroquiais nos próximos anos.

Por todos estes e outros sinais da vitalidade e do dinamismo da nossa Província damos graças a Deus.

» Zeferino Policarpo, scj
 

plugins premium WordPress