Celebração do Dia da Província nas comunidades do continente

No dia 27 de dezembro, celebrámos em Coimbra o Dia da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus. Neste dia, em que se assinalava o 77º aniversário da chegada do primeiro dehoniano a Portugal e o 57º aniversário da criação da Província Portuguesa, os confrades das comunidades do território continental foram convidados a viver essa celebração em Coimbra, nas instalações do antigo Instituto Missionário Sagrado Coração, atualmente cedidas ao uso da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra.

Os confrades de quase todas as comunidades do país, juntamente com D. José Ornelas, Bispo de Leiria-Fátima, com D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve, e com o Pe. José Augusto Cancela, concentraram-se no final da manhã na Capela do Imaculado Coração de Maria, para uma celebração festiva de ação de graças pela vida e missão da Província, que se expressa na vida e missão de cada confrade. Na Eucaristia, presidida por D. Manuel Quintas, foi evocado de forma especial o apóstolo S. João, um dos patronos da Congregação, que, com o seu testemunho evangélico, nos ajuda a tocar, com a nossa vida e os nossos sentidos, o verdadeiro mistério de Deus Encarnado.

Na Eucaristia, foram ainda destacados todos os confrades da Província que, neste ano, celebraram os seus jubileus de Vida Religiosa e de Ordenação Sacerdotal, alguns dos quais estiveram presentes na celebração: Pe. Fernando Rodrigues da Fonseca e Pe. José da Andrade Braga (60 anos de Vida Religiosa), Pe. Ricardo Jorge Freire de Oliveira e Pe. Joaquim António Magalhães (25 anos de Vida Religiosa). Recordamos os jubilados que puderam celebrar na Ilha da Madeira, bem como D. José Alfredo Caires, que celebrou o seu jubileu em Madagáscar (50 anos de Vida Religiosa).

Foram ainda assinalados os 71 anos da fundação da comunidade de Coimbra (1952), os 70 anos de presença dehoniana na Igreja do Loreto (1953), os 60 anos da fundação do Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Águas Santas (1963), os 60 anos da Fundação da Obra ABC (1963) e os 50 anos de fundação da paróquia experimental de Nossa Senhora da Boavista (1963).

No final da Eucaristia, foi servido um almoço nas instalações do antigo seminário, seguido do jogo do loto, um momento informal de convívio e fraternidade.

A presença de muitos confrades e o acolhimento do Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, encabeçada pelo seu Provedor, proporcionaram-nos um dia muito agradável de encontro num local tão simbólico, preenchido de recordações e de vivências que não nos deixou indiferentes.

Pe. João Nélio, scj

plugins premium WordPress