Centro Dehoniano: Um dia em grande

Sendo que a Universidade Católica Portuguesa nos concedeu uma semana de férias no Carnaval, tivemos a oportunidade de descansar, visitar as nossas famílias, estudar e passear. Neste sentido agendamos para o dia 7 de Março, um tempo de passeio em comunidade, nós os postulantes e alguns religiosos desta comunidade: Pe. João e Pe. Carrara. 

Decidimos explorar os encantos do Minho e as suas belas paisagens aproveitando para dar também uma espreitadela a terras de Espanha que, pela proximidade, são também de igual beleza. 

A primeira paragem foi no Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo. Fomos recebidos às portas da basílica por essa bela imagem do Coração de Jesus que parece rasgar o peito para nos oferecer o seu amor infinito. 

Depois de admirarmos a basílica com os seus vitrais, os altares esculpidos em granito e a abóbada com o seu ar de grandiosidade, subimos todos ao zimbório por infinitos e apertados degraus em caracol, onde alguns iam perdendo o fôlego, para aí podermos deslumbrar-nos com a esplêndida paisagem de Viana com o mar como pano de fundo. Valeu bem a pena o esforço. 

Depois de uma rápida passagem pelo centro histórico de Viana, dirigimo-nos para Caminha, onde tivemos como cicerone o António Jorge que se sentia como “peixe na água” por ser aquela a sua terral natal e mostrou-nos o melhor que por lá havia sem esquecer a bonita vista da foz do rio Minho, um local muito aprazível para ficar mais tempo. 

Depois do almoço em Seixas, onde nos entretivemos à volta de uns peixes por ser Sexta-Feira, continuámos a viagem agora até à terra de “nuestros hermanos” onde alguns dos postulantes colocavam os pés pela primeira vez. 

O objectivo era subir ao Monte de Santa Tecla. Depois de uma longa subida, onde pudemos avistar castros de eras remotas, lá chegamos ao cimo do monte e deliciamo-nos com a magnífica paisagem e beleza natural que daí se pode contemplar. Depois de bem explorados os pormenores daquele local descemos monte a baixo e regressámos ao Porto. Mais para o final da viagem o Pe. João anunciou que seria feita uma última paragem em Santo Tirso.  

Ao chegarmos a essa cidade, visitamos o Mosteiro de S. Bento com o seu claustro e pudemos conhecer um pouco melhor a história dos beneditinos. Depois juntámo-nos à volta de alguns “jesuítas” para um lanchezinho final. Foi uma paragem bem saborosa. 

Pouco depois regressámos a casa felizes por termos visitado lugares tão encantadores e por termos tido este dia de convívio e confraternização.

plugins premium WordPress