Celebração do 14 de Março em Alfragide

Celebrar a vida de alguém é, já de si, um acontecimento repleto de significado. Celebrar a vida do nosso Fundador, Padre Leão Dehon, ainda mais. Foi neste espirito que no passado dia 14 de Março, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, celebrámos mais um aniversário do nascimento do Padre Leão Dehon, a coincidir com o Dia das Vocações Dehonianas.

Assim, no dia 11 de Março, a comunidade peregrinou ao Santuário de Fátima para aí, ao jeito de Jesus, poder descer ao deserto para rezar e meditar ao Pai em segredo.

No dia 12, sob a presidência do Padre Manuel Barbosa, realizámos uma Vigília de Oração de preparação para o dia 14 de Março. Nessa noite, para além da oração pela Congregação presente e futura, juntámos as nossas vozes a quantos lamentavam a partida para a casa do Pai do Cardeal D. José Policarpo, Patriarca Emérito de Lisboa.

O dia 14, dia do nascimento do nosso Fundador, foi deveras preenchido. Iniciámos o dia dando graças a Deus pelo dom da vida concedido ao Padre Adérito Barbosa e louvando a vida e obra do Padre Leão Dehon. Às 16 horas participámos nas exéquias de D. José Policarpo na Sé de Lisboa. As 21h, sob a presidência do Padre José Ornelas, Superior Geral, e com a presença dos confrades de outras comunidades, tivemos a Eucaristia celebrativa do nascimento do nosso Fundador, com a instituição do Igor Barbosa no Ministério dos Leitores e do Jorge André e Vítor no Ministério dos Acólitos. Foi um momento belo não só para os instituídos mas, igualmente, para a toda a comunidade.

Oxalá esta jornada celebrativa nos dê alento a seguirmos a nossa peregrinação temporal intuindo sempre os verdadeiros valores evangélicos.

 

Tiago Pereira, scj

plugins premium WordPress