Assim, no dia 11 de Março, a comunidade peregrinou ao Santuário de Fátima para aí, ao jeito de Jesus, poder descer ao deserto para rezar e meditar ao Pai em segredo.
No dia 12, sob a presidência do Padre Manuel Barbosa, realizámos uma Vigília de Oração de preparação para o dia 14 de Março. Nessa noite, para além da oração pela Congregação presente e futura, juntámos as nossas vozes a quantos lamentavam a partida para a casa do Pai do Cardeal D. José Policarpo, Patriarca Emérito de Lisboa.
O dia 14, dia do nascimento do nosso Fundador, foi deveras preenchido. Iniciámos o dia dando graças a Deus pelo dom da vida concedido ao Padre Adérito Barbosa e louvando a vida e obra do Padre Leão Dehon. Às 16 horas participámos nas exéquias de D. José Policarpo na Sé de Lisboa. As 21h, sob a presidência do Padre José Ornelas, Superior Geral, e com a presença dos confrades de outras comunidades, tivemos a Eucaristia celebrativa do nascimento do nosso Fundador, com a instituição do Igor Barbosa no Ministério dos Leitores e do Jorge André e Vítor no Ministério dos Acólitos. Foi um momento belo não só para os instituídos mas, igualmente, para a toda a comunidade.
Oxalá esta jornada celebrativa nos dê alento a seguirmos a nossa peregrinação temporal intuindo sempre os verdadeiros valores evangélicos.
Tiago Pereira, scj