Superiores Maiores SCJ da Europa reúnem-se em Cracóvia

Os Superiores Maiores da Europa, juntamente com os seus delegados estão reunidos em Cracóvia (Polónia) desde segunda-feira. Desde o Capítulo Geral de 2009 que implementámos este costume de nos reunirmos duas vezes por ano para abordar temas de interesse comum ligados à presença Dehoniana nesta realidade europeia.

Acolhe-nos a “casa-mãe” dos Dehonianos na Polónia, a Domus Mater, recentemente transformada em centro de hospitalidade com uma qualidade excelente quer a nível dos espaços, dos acabamentos, e também do serviço prestado.

Para este encontro decidimos abordar o tema “O ministério da misericórdia”. Aprofundando esta temática, pretenderemos reflectir sobre o lugar e a importância do carisma Dehoniano para a construção do Evangelho na Europa.

Nos encontros anteriores foram tratados os seguintes temas:

– 2009: A Pastoral Juvenil e Vocacional (Madeira, Portugal)

– 2010: A formação inicial e permanente (Salamanca, Espanha)

– 2011: A espiritualidade Dehoniana (Neustadt, Alemanha) e a secularização (Clairefontaine, Bélgica)

– 2012: O envelhecimento da Congregação na Europa (Asten, Holanda)

– 2013: O Coração de Cristo no futuro da Europa (Albino, Itália).

Neste encontro de Cracóvia participam 30 delegados vindos de todas as entidades da Europa. Acompanha-nos o Vigário Geral da Congregação, Pe. John van den Hengel, encarregado do Governo Geral para acompanhar as Províncias da Europa.

Portugal está representado pelo Superior Provincial, Pe. Zeferino Policarpo e pelo Pe. Manuel Barbosa que é também o secretário do grupo coordenador dos Superiores Maiores da Europa formado pelo Pe. John van den Hengel e pelo Pe. Heiner Wilmer, Superior Provincial da Alemanha.

Zeferino Policarpo, scj

plugins premium WordPress