Chamados a ser um num mundo em Transformação. Foi o quarto dia

Crónica do XV Capítulo Provincial
Neste quarto dia de Capítulo Provincial, aprovada a Ata do dia anterior, reunimo-nos em grupos para continuar a reflexão que já tínhamos iniciado no dia anterior a propósito da síntese das respostas das comunidades ao questionário de preparação do XXV Capítulo Geral.
Seguiu-se o plenário na sala capitular para escutar e apreciar as propostas dos grupos. Foi uma sessão de diálogo onde houve espaço para correções, reparos e novas adendas à síntese anteriormente elaborada pelas comunidades. Trata-se de um documento importante que a Província Portuguesa apresentará como contributo à preparação do XXV Capítulo Geral que se inspira no tema: «Chamados a ser um num mundo em transformação – “Para que eles creiam” (Jo 17, 21)». O questionário desdobra-se em cinco pontos: Comunhão (como resposta concreta ao chamamento à unidade), Identidade, Missão, Formação e Estruturas de Governo. No termino da reflexão e apreciação da síntese de respostas ao Capítulo Geral, a mesa da presidência deste Capítulo ficou incumbida de escolher um grupo de capitulares para reelaborar o documento final.

O passo seguinte do Capítulo foi a eleição dos delegados que acompanharão o Superior Provincial para o próximo Capítulo Geral. Assim sendo, passo a designar o resultado das votações e consequente aceitação:
1º Delegado: Pe. Ricardo Jorge Ribeiro Freire de Oliveira
2º Delegado: Pe. José Domingos Moreira da Costa Ferreira
1° Substituto: Pe. António Pedro Fernandes Monteiro
2° Substituto: Pe. Roberto Viana Soares
No fim das votações o Pe. João Nélio suspendeu os trabalhos do Capítulo Provincial até Segunda-feira. Pediu também orações pelos confrades que passam por situações de saúde delicadas e informou-nos da eleição do nosso confrade Pe. Bernardino para o serviço no Conselho Episcopal do Funchal.

Os capitulares que ficaram por Alfragide na tarde de sábado tiveram também a possibilidade de assistir a uma mesa redonda que decorreu no auditório do Seminário com o tema: “Os desafios dos Pobres”. O debate, moderado pelo Pe. Ricardo Freire, teve a participação da Drª Ana Mendes Godinho (Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social), Pe. João Nélio (Superior Provincial), Pe. José Agostinho e o Grupo ASA (apoio a pessoas em situação de sem-abrigo).
Foi um debate rico e esclarecedor que juntou mais de 60 pessoas. Houve tempo para perguntas e respostas de um tema profundamente evangélico. Amar o pobre é servir a Deus.

P. Joaquim António, Scj