Prestar contas é também avançar. Foi o terceiro dia

Crónica do XV Capítulo Provincial

A sexta-feira, dia 24, foi largamente dedicada à apresentação do Relatório do Ecónomo Provincial e à sua apreciação em grupos de trabalho e em plenário. Trata-se de um escrutínio dos últimos 5 anos, decisivo para tomada de consciência da situação económica actual, sendo também um barómetro muito oportuno para auxiliar o trabalho capitular na tarefa de priorizar decisões a tomar. Dada a extensão dos dados para apreciação, foi constituída – como está previsto – uma comissão para uma análise mais detalhada, cujo parecer permitirá aprovar ou não o Relatório na próxima Segunda-feira.

Seguiu-se o tempo de preparação do XXV Capítulo Geral – a ter lugar em Roma, de 16 de Junho a 5 de Julho de 2024. Nesses dias, dentre vários pontos da ordem de trabalhos, será eleito o novo Governo Geral, e serão apresentadas linhas orientadoras para toda a Congregação. O Conselheiro Geral que nos acompanha neste Capítulo Provincial, o nosso irmão e amigo P. Levi dos Anjos Ferreira, fez um ponto de situação relativo ao processo de preparação do Capítulo Geral, a que se seguiu a análise da síntese das repostas das Comunidades ao Questionário Preparatório, por grupos de trabalho. Este tema será concluído na manhã de Sábado, em plenário, com a aprovação da síntese e com a eleição dos Delegados da Província ao Capítulo Geral.

O ritmo das orações comunitárias, com a oração da manhã, a adoração a meio do dia, e a eucaristia ao fim da tarde, vai acolhendo os nossos corações inquietos, deixando ecoar o sussurro d’Aquele a quem buscamos: «sem mim, nada podeis fazer».

Despedimo-nos dos «nuestros hermanos», P. Juan José Arnáiz, Superior Provincial de Espanha, e P. Ángel Alindado, de regresso a Madrid, não sem antes tirarmos a foto de família.

António Pedro Monteiro