Coimbra: Celebração do Dia da Província

No passado dia 27 de Dezembro, fazendo jus a uma tradição da Província, um considerável número de confrades reuniu-se em Coimbra para marcar mais um aniversário da fundação da mesma. Foi belo recordar os confrades que deram corpo a este lindo projeto e rever todos aqueles que dão a sua vida pela nossa Província e Congregação nos diversos serviços prestados a Igreja.

O dia iniciou-se com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas. Nela, para além de agradecermos a história da nossa Província, pudemos testemunhar a Instituição do Ministério de Leitor do Vítor Oliveira e do Jorge Magalhães e participar no Rito de Envio Missionário do Padre Ricardo Teixeira.

Depois da Eucaristia, partimos para mais um momento de extrema beleza como foi o almoço convívio.

Na parte da tarde tivemos vários momentos que nos marcaram particularmente: o Padre António Correia fez a apresentação da tradução portuguesa do livro de Giuseppe Manzoni “Leão Dehon e a sua mensagem”, por ele traduzido; o Padre José Camilo lembrou a história do ABC, a celebrar os seus 50 anos de vida, e deu conta da situação atual; o Padre Provincial entregou uma lembrança, em nome de todos, aos que celebram 25, 50 e 75 de Vida, Profissão Religiosa ou Sacerdócio bem como ao Seminário Nossa Senhora de Fátima e à Obra ABC (50 anos de vida, respetivamente).

Passado este momento de memória coletiva da Província, passámos ao tradicional Jogo do Loto e terminámos o nosso dia com a oração de Vésperas e jantar. Quem não lembra o passado não honra o presente, diz o nosso povo. Oxalá que esta celebração nos tenha permitido recordar o passado com saudade e preparar os desafios que os nossos contemporâneos nos impõem.

Tiago Pereira, scj

plugins premium WordPress