Na terça-feira, dia 18, o Colégio Infante D. Henrique, situado na bonita ilha da Madeira, abriu as suas portas aos alunos do Ensino Básico, que assim iniciam mais um Ano Letivo.

Os espaços do Colégio, anteriormente vazios e silenciosos, enchem-se agora de vida e dão-nos uma nova imagem: os sorrisos contagiantes de quem se sente feliz por rever caras conhecidas, a euforia de enfrentar novos desafios, o brilho nosolhares dos professores ao cruzar os dos alunos, o amor dos funcionários e a sua atenção aos pormenores para que não falte nada, entre tantas outras manifestações.

Por volta das 8h00 começaram a dar os primeiros passos dentro do Colégio os alunos do 1º ano acompanhados pelos pais que com eles, também, entraram nas salas onde ao longo do ano passarão a maior parte do dia a aprender. Para esses alunosmais pequenos estava preparado o já tradicional passeio de carros de cestos.

Os restantes alunos do 1º ciclo, já depois do reencontro com os professores, prepararam uma digna e afectuosa recepção aos colegas mais novos.

Bem cedo chegaram igualmente os alunos dos 2º e 3º ciclos. Por entre muitas palavras, sorrisos e saudações era visível a alegria do reencontro. Alunos,professores e alguns pais reuniram-se no átrio. Num breve mas significativoencontro deram-se as boas vindas, desejou-se um bom ano para todos e invocou-se a ajuda e protecção do bom Deus para esta nova etapa.

De portas abertas e com um coração cheio e generoso encontra-se preparado o terreno para que se cumpra no quotidiano de cada um o lema do Colégio para este ano: “Vive o que aprendes, partilha quem és”. Assim seja!

Nuno Pacheco, scj