Colégio Missionário: encontro de antigos alunos

O passado dia 29 de Maio foi o último domingo do mês de Maio do ano de 2011, pelo que, como mandam a tradição e os bons costumes, foi o dia do encontro dos ex-seminaristas do Colégio Missionário.

O dia começou com a celebração da eucaristia, em que o Sr. Pe. Leandro, Superior da Comunidade, lançou o desafio de todos nós continuarmos a ser a luz de CRISTO no mundo, essencialmente através do exercício das nossas profissões e da nossavivência em família e em sociedade.

Seguidamente foram tiradas as fotos de grupo. Primeiramente, as fotos dos ex-seminaristas conjuntamente com os seus familiares e com os religiosos da comunidade do Colégio Missionário. Por fim, as fotos dos ex-seminaristas em conjunto com os religiosos junto à entrada principal do Colégio Missionário onde se encontra afixada uma nova placa alusiva ao seminário.

Após o Sr. Prefeito Antonino ter disparado as várias máquinas para registar fotograficamente o momento histórico, fomos conversando uns com os outros, recordando os nossos colegas e amigos de turma e procurando saber o que fazem e onde é que se encontram e quais os respectivos contactos de forma a podermos partilhar mutuamente a rede de informação, após o que dirigimo-nos para o refeitório, onde pudemos banquetear-nos com a refeição dedicadamente preparada pelos elementos da comissão dos ex-alunos em colaboração estreita com a comunidade religiosa do Colégio Missionário e com a generosa colaboração financeira de um ex-aluno, a quem agradecemos de viva alma o bem receber com que fomos altamente presenteados. Com o final da refeição, o Sr. Pe. Leandro conjuntamente com o Ir. Camacho e a comissão dos ex-alunos convidaram-nos atomar café e a assistir, na “nossa” sala de teatro do Colégio Missionário, à projecção de um vídeo sobre como vivem, nos dias de hoje, os seminaristas do Seminário. Não conseguimos vencer a “tentação” de comparar os tempos de hoje com os nossos tempos no seminário, concluindo em geral que, por a mocidade não mais voltar, que não existem tempos como os nossos (pudera!), ainda que reconheçamos que os tempos e as condições actuais são bem diferentes, aproveitando, de igual modo, para dar os parabéns à comunidade religiosa do Colégio Missionário por continuar a dedicar-se, à imagem e semelhança do Padre Dehon, aos jovens seminaristas de hoje.

Após a exibição do referido vídeo, tivemos o Luís Gonzaga (ex-aluno) a partilhar os seus dons musicais connosco, cantando e encantando-nos com a sua guitarra e a sua maravilhosa voz, missão em que foi distintamente acompanhado pelo amigoAbraão, que, de igual modo, encantou-nos com o bem saber tocar o acordeão, ao som do qual desfilaram várias músicas que fomos todos cantando em conjunto.
Finalizado o espectáculo musical, vários dos elementos da comissão dos ex-alunos discursaram, agradecendo a presença de todos nós. Por sua vez, o Sr. Pe. Leandro, começou por realçar que o lema dehoniano de “sair da sacristia” significa relativamente a todos nós ex-alunos que as portas do Colégio Missionário encontram-se-nos sempre abertas para toda a entreajuda que for necessária.

Findados os desafios, fomos gentilmente convidados a tomar o chá das cinco, com o que se foi aproximando o fim da celebração do nosso dia de ex-alunos, tendo ficado uma certeza: a de que a comemoração do dia do ex-seminarista é muito mais do que apenas recordar o passado, é, sim, vivenciar no presente e no futuro o que somos como fruto de um passado: DEHONIANOS!!!

E, assim, com as baterias emocionais e espirituais carregadíssimas de fé, de amor de CRISTO e de alegria e de amor a nós mesmos e ao próximo, despedimo-nos dos nossos amigos e religiosos do Colégio Missionário.

Um abraço em Cristo, ao estilo do nosso sempre amigo e modelo Padre Dehon, agradecendo e partilhando sempre, uns com os outros, os dons com que DEUS nos abençoa.

José António Silva

plugins premium WordPress