Colégio Missionário lança novo ano

O Colégio Missionário deu início, no passado fim-de-semana, às actividades do novo ano de seminário.
Os seminaristas regressaram de suas famílias na sexta-feira, dia 19, ao fim da tarde. O Pe. Loureiro, novo educador, que já tinha contactado com eles no campo de férias, foi o principal anfitrião, a quem se juntou o Prefeito Emanuel, o Pe. Fernando Ribeiro e os outros membros da comunidade deste seminário.
Da noite de sexta-feira ao almoço de sábado, os seminaristas fizeram um breve retiro, orientado pelo educador. Falou-se, sobretudo, da caminhada formativa deste novo ano e do seu lema: “Vinde e vereis” (Jo 1,39). O retiro terminou com a Missa votiva do Espírito Santo, presidida pelo nosso Superior, o Pe. Isildo, estando também presente grande parte da comunidade religiosa.
Ainda no sábado, durante a tarde, depois de uns trabalhinhos, houve tempo para uma bem disputada tarde desportiva e, à noite, direito a um passeio pelo centro do Funchal.
No domingo, depois de celebrada a Eucaristia com a comunidade cristã que habitualmente se reúne na nossa capela, e ainda que amedrontados pela chuva que caía no Funchal, partimos em direcção à Ponta de São Lourenço, para uma caminhada [ver fotos]. São Pedro ajudou e o tempo, nessa parte da ilha, favoreceu-nos. Realizámos um peddy-paper durante os 4,5 Km de ida, por uma vereda, até à ponta mais a leste da ilha da Madeira. Almoçámos e fizemos o caminho de regresso, desta vez com o horizonte colocado na Prainha. Aí, apesar de cansados, ainda se deu uns mergulhos e se encontrou forças para o desafio final do peddy-paper: construir, apenas com esparguete e fita-cola, a torre mais alta possível. Os vencedores conseguiram uma impressionante marca de 1,8 m, pelo menos, pelo que terão, seguramente, alcançado uma nova marca mundial na modalidade.
Regressados a casa, louvámos o Senhor com oração de Vésperas e, depois do jantar, preparámos as malas para o sempre dramático primeiro dia de aulas.
Este ano, o Colégio Missionário conta com um promissor grupo de 18 seminaristas, dos quais 7 frequentam o 10º, 11º e 12º anos, na APEL, e os restantes o 8º e 9º anos, na Escola da Levada. Todos eles rapazes alegres, com muitas qualidades e cheios de “genica para caminhar”.

| Emanuel Pinto, scj |
 

plugins premium WordPress