Comunicado da XXIV Assembleia de Párocos Dehonianos

Alfragide, 13-15 fevereiro 2023

De 13 a 15 de Fevereiro de 2023, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, teve lugar a XXIV Assembleia de Párocos Dehonianos, com a participação de mais de três dezenas de Confrades diretamente envolvidos neste sector pastoral da nossa Província. O encontro teve como tema inspirador “Novos desafios: discernir novos itinerários pastorais”.

O encontro abriu com uma reflexão do P. João Nélio Pereira, Superior Provincial, que contextualizou a reunião no momento eclesial e social que estamos a viver e nos propôs um regresso às Orientações deixadas pelo XIV Capítulo Provincial acerca da Pastoral Paroquial da nossa Província.

A Assembleia contou ainda com a participação de D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora, que presidiu à Eucaristia do primeiro dia e que no dia seguinte nos ajudou a conhecer melhor o documento “Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial”, do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, recentemente publicado; o mesmo documento foi motivo de diálogo e de partilha na Assembleia, com a participação de representantes dos CPM (Centros de Preparação para o Matrimónio) e do Movimento Apostólico de Schoenstatt. O P. Tiago Neto, do Patriarcado de Lisboa, fez connosco uma leitura do documento “Itinerário de Iniciação à Vida Cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias”, também recentemente publicado pela Conferência Episcopal Portuguesa.

Do trabalho realizado, das partilhas feitas e dos momentos de diálogo e de convívio fraterno, relevámos como desafios para a nossa Vida Consagrada e para a nossa pastoral:

1. Tendo a nossa Assembleia iniciado no dia em que foi tornado público o relatório sobre os abusos sexuais na Igreja Católica em Portugal, manifestamos toda a nossa solidariedade às vítimas de tais crimes, repudiamos veementemente tais práticas, mostramo-nos disponíveis para colaborar com inteira transparência com as autoridades e comprometemo-nos a tudo fazer para que esses crimes horrendos não ocorram ou não se repitam nas nossas Comunidades, Paróquias e Instituições e em todos os contextos sociais em que estamos presentes.

2. As Orientações do XIV Capítulo Provincial continuarão a ser refletidas e aprofundadas, para que a nossa pastoral paroquial funcione cada vez mais em rede, com mais sentido de partilha carismática, em clima de sinergia e de trabalho em equipa, para melhor servirmos as Comunidades paroquiais e o Povo de Deus que nos está confiado.

3. O documento “Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial” vem recordar-nos a centralidade que a pastoral familiar deve assumir na nossa pastoral paroquial. A preparação para o Sacramento do Matrimónio e o acompanhamento subsequente das famílias deve estar no centro das nossas prioridades pastorais.

4. A Iniciação à Vida Cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias é ponto fulcral da vida paroquial e deve ser promovida como verdadeiro trabalho de evangelização, muitas vezes com carácter de primeiro anúncio. As famílias devem ser envolvidas em todo o processo, para que o caminho catequético seja momento de encontro e de partilha, quer na comunidade paroquial como no seio familiar.

5. A Jornada Mundial da Juventude tem, naturalmente, marcado a nossa atividade pastoral nos últimos tempos. A nossa Província está ativamente envolvida no acolhimento e acompanhamento dos Jovens Dehonianos vindos de várias partes do mundo e na dinamização do campo do perdão e de outros sectores das Jornadas.

6. A sustentabilidade das nossas Paróquias e das instituições sociais que temos a nosso cuidado é uma questão que se nos põe e que queremos continuar a partilhar e a aprofundar. A sustentabilidade das instituições será o tema em debate no III Encontro Dehoniano de Pastoral Social, previsto para o próximo mês de Maio. O maior desafio a que procuramos responder é a otimização de recursos humanos e materiais, reforçando o espírito de partilha, de trabalho em rede e numa dinâmica sinergética.

A XXV Assembleia de Párocos Dehonianos deverá realizar-se de 5 a 7 de Fevereiro de 2024.