Cuidar dos mais frágeis numa nova era – Mensagem final

IV ENCONTRO DEHONIANO DE PASTORAL SOCIAL

Nos dias 7 e 8 de Maio de 2024 realizou-se o IV Encontro Dehoniano de Pastoral Social, promovido pela Comissão Provincial para a Justiça e Paz e Integridade da Criação, programado e orientado pela Direção, Equipas Técnicas e Colaboradores do Centro Social Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, Madeira, em cujas instalações o mesmo decorreu.

Inspirados no tema Cuidar dos mais frágeis numa nova era, os trabalhos contaram com a participação de mais de cinco dezenas de pessoas, provenientes de diversas instituições e múltiplos organismos ligados à Pastoral Social dos Dehonianos em Portugal Continental, Madeira e Açores. Na sessão de abertura e de boas-vindas tomaram a palavra o P. José Domingos Ferreira, Presidente da Comissão acima citada, o P. João Nélio Pereira, Superior Provincial dos Dehonianos em Portugal, o Dr. Jorge Santos, Presidente Interino da Câmara Municipal da Ribeira Brava, e a Dr.ª Micaela Freitas, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Segurança Social da Madeira, vincando todos a importância e pertinência do Encontro.

Das comunicações e partilhas, formais e informais, das visitas e outras atividades, previstas na agenda previamente estabelecida, ressaltam desafios e provocações que nos parecem relevantes para a prossecução do trabalho de promoção humana, social, cultural e espiritual das instituições e organismos que nos estão confiados.

  1. A exemplo do Padre Leão Dehon, Fundador da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, que sempre procurou identificar os principais problemas sociais do seu tempo e procurou dar-lhes as melhores soluções, somos hoje chamados a buscar respostas criativas e audaciosas para as maiores fragilidades e vulnerabilidades do nosso tempo.
  2. As novas tecnologias que temos ao nosso dispor, e que evoluem de forma vertiginosa, são meios extraordinários para respondermos de forma mais eficiente e rápida aos grandes problemas sociais do nosso tempo, nomeadamente as situações de solidão e de abandono que afetam muitos dos nossos idosos e outras franjas vulneráveis da nossa população. Os projetos desenvolvidos pela Madeira Quality Care e pelo Centro Social Paroquial de São Bento são exemplos de boas práticas, inovadoras e criativas.
  3. Através da intervenção do Dr. Reinaldo Santos, em sistema de videoconferência, ficámos cientes de que o trabalho se torna mais eficiente e produtivo se nele houver um ambiente de felicidade, de convívio e de partilha e incentivos de vária ordem que levem os colaboradores a “vestir a camisola” e a sentir-se parte ativa e importante na busca das respostas mais adequadas a cada situação.
  4. Com as partilhas multidisciplinares da instituição anfitriã, sentimo-nos todos responsáveis pela promoção de ambientes de trabalho mais felizes, através da implementação de sistemas de recompensa e de reconhecimento, que vão muito para além do material e monetário. Fomos igualmente incentivados a ter e a promover estilos de vida saudáveis e a cuidar da casa comum, pondo em prática medidas de proteção do meio ambiente e de utilização de energias limpas e sustentáveis.
  5. Na era de mudanças ou na mudança de era que é a nossa, assumimos a Humanitude como novo paradigma de intervenção social e de cuidado, englobando todas as dimensões da vida da pessoa a necessitar de cuidado. É de extrema importância privilegiar e estimular a autonomia, tendo presentes os três grandes pilares da Humanitude: olhar, palavra e toque, estabelecendo uma relação de confiança, em que a pessoa cuidada é sempre reconhecida e tratada como pessoa, no respeito pela sua singularidade, intimidade e dignidade.
  6. Todo o Encontro foi caraterizado por um extraordinário espírito de acolhimento, de hospitalidade e de cordialidade, que a todos fez sentir-se em casa e em família, o que nos faz acreditar que o significativo aumento de participantes neste Encontro revela o crescente interesse em estarmos juntos e juntos procurarmos novas formas de tornar este nosso mundo um pouco melhor, mais fraterno, humano e solidário.

Propomos que o V Encontro Dehoniano de Pastoral Social se realize, de preferência, em São Miguel, Açores, nos dias 19 e 20 de Maio de 2025, programado e orientado pela Comissão Provincial para a Justiça e Paz e Integridade da Criação e o Centro de Bem-Estar Social do Livramento, relevando o carácter muito especial do Encontro, uma vez que em 2025 celebraremos os 100 anos da morte do Padre Leão Dehon.

Ribeira Brava, 8 de Maio de 2024

Os participantes no IV Encontro Dehoniano de Pastoral Social

plugins premium WordPress