Print Friendly, PDF & Email

Pelas 10h30 do dia 7 de maio, D. Nuno Brás, Bispo do Funchal, chegou à APEL e foi acolhido pela Direção, na entrada do Til, junto à estátua do Padre Mário Casagrande. De seguida, percorrendo os diversos espaços da Escola, foi saudado pelos alunos e pelo pessoal docente, presentes nas diversas salas de aula, e pelo pessoal não docente nos lugares do desempenho normal das suas tarefas.

Mais tarde, já no Auditório Padre Mário Casagrande, literalmente cheio, deu-se início a uma sessão solene de boas-vindas e de apresentação da Escola, com breves intervenções do Pe. Fernando Gonçalves e do Prof. Gonçalo Faria, respetivamente, Diretor-Geral e Diretor Pedagógico da Escola.

Seguiu-se um Jogral sobre “Maria, Mãe de Jesus, nossa Mãe e Mãe de todas as Mães”, no qual, percorrendo algumas passagens bíblicas, um grupo de jovens alunos e de docentes, enalteceu o papel de Maria, como Mãe de Jesus, bem como a sua missão materna na vida de cada cristão, missão essa que recebeu em testamento no Calvário, pouco antes de Jesus morrer. Vários alunos, espalhados pelo auditório, davam seguimento à narrativa, enquanto outros, alunos e docentes, no palco, iam ajudando a compreender e a vivenciar as imagens que eram projetadas no grande écran, enquanto tocavam e cantavam “Deus, Deus é amor!”, “Saudação a Nossa Senhora da Conceição!”, “Maria és Mãe!” (originais do Pe. Fernando Gonçalves), a “Ave Maria” (Schubert) e o “Aleluia” (Leonard Cohen).

O Jogral terminou com um momento de oração, presidido pelo Sr. Bispo, onde se rezou por toda a comunidade educativa da Escola, sobretudo pelo presente e pelo futuro dos nossos jovens, bem como pelas várias intenções da Igreja, do Mundo, das nossas Famílias e  pelas situações de fragilidade de tantas pessoas do nosso tempo, a precisarem da intercessão da Mãe junto de Deus. E como no domingo, dia 5 de maio, tínhamos acabado de celebrar o Dia da Mãe, invocámos as bênçãos de Deus e a proteção amorosa da Mãe de todas as Mães, para cada uma das nossas Mães.

Como remate, o Senhor Bispo usou da palavra e estimulou toda a comunidade educativa a cultivar os valores que fazem parte do ideário da Escola, nomeadamente, a verdade, o empenho, o bom testemunho, a liberdade, a criatividade e a disponibilidade para o seguimento de Jesus e para o serviço do próximo, bem ao jeito de Nossa Senhora, que, em todas as circunstâncias, disse sempre “sim”, um “sim” livre e generoso, aos planos divinos a seu respeito.

Este momento culminou com a oferta ao Senhor Bispo de um quadro com o seu retrato-desenho a grafite, da autoria de uma aluna do 12º ano do Cursos das Artes.

Já na cantina, por volta das 13h00, foi servido um almoço, que pôs termo a esta visita, a qual perdurará na memória de quantos a vivenciaram.

Obrigado, Sr. D. Nuno Brás, pela sua passagem amiga pela nossa Escola e os mais cordiais votos das maiores bênçãos de Deus e da assistência materna de Maria, no desempenho da sua missão pastoral na nossa querida terra.

 

D. Nuno Brás, Bispo Do Funchal, visitou A Escola Da APEL

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank