Dehonianos com nova Paróquia

A 21 de Setembro, os Dehonianos assumiram o cargo pastoral da Paróquia de Fânzeres (Divino Salvador), onde está situado o Seminário Missionário Padre Dehon, nas pessoas do Padre António Tomás Correia (Pároco) e Padre Daniel Paulo Rocha (Vigário Paroquial). Feliz coincidência com o jubileu dos 50 anos deste Seminário, iniciado na Boavista e continuado em Fânzeres (há 40 anos, a 15 de Outubro de 1968, dia em que fiz parte do grupo inicial).
Ausente em Roma, o Bispo do Porto delegou a sua representação no Vigário da Vara, Padre Álvaro. Deixou uma breve mas significativa mensagem escrita, impressa no livro das celebrações, em que agradece particularmente a disponibilidade da Congregação para este serviço pastoral numa paróquia com cerca de trinta mil habitantes.
Antes da celebração eucarística, os Padres António Correia e Daniel Rocha foram pomposamente recebidos pela população e autoridades religiosas e civis e acolhidos ao som da fanfarra dos Escuteiros.
Às 16 horas, iniciou-se a solene concelebração, com a presença de inúmeros fiéis, de vários sacerdotes diocesanos e religiosos, entre eles alguns confrades, e das máximas autoridades da vila de Fânzeres e do concelho de Gondomar. Uma celebração que decorreu com grande dignidade e beleza, nos ritos e nos cânticos, na interioridade e na expressão festiva. De destacar a presença muito serena do anterior pároco, Padre Rebimbas, feliz nos seus 93 anos de vida.
Seguiu-se um “porto de honra” no imenso salão paroquial, para todos os participantes na celebração, que na prática se transformou num variado e suculento banquete. Realce para um tempo de palavras partilhadas pelo Superior Provincial, pelo presidente da Vila de Fânzeres, pelo presidente da Câmara de Gondomar, o conhecido major Valentim Loureiro, e pelos padres Daniel e António.
A comunidade esmerou-se na organização e na realização deste evento festivo. Como se ouvia dizer aqui e ali, foi “coisa nunca vista!”
Que o entusiasmo e a alegria dos fiéis se mantenha no quotidiano do crescimento da fé e da vida da comunidade, com a preciosa ajuda destes dois padres dehonianos e da comunidade religiosa onde se inserem!

| Manuel Barbosa, scj |
 

plugins premium WordPress