Dehonianos em Conferência Geral

Vai realizar-se em Neustadt (https://www.kloster-neustadt.de), Província SCJ da Alemanha, de 16-21 de Julho de 2012, a oitava Conferência Geral da Congregação, sob o tema “Educare com Dehonianos as novas gerações”. Portugal estará representado pelo Superior Provincial, pelo Pe. Roberto Viana e por um leigo, o Prof. Roberto Fernandes, do Colégio Infante D. Henrique.

O Pe. Amândio Rocha, missionário em Angola, também estará presente nesta Conferência Geral, na qualidade de Superior da Comunidade Territorial de Angola.

Após a Conferência Geral haverá reunião dos Superiores Maiores da Congregação, de 23 a 25 de Julho.

A Congregação sempre investiu muito no campo da educação. Tantos Dehonianos gastaram o melhor as suas energias ao serviço desta missão. Muitas Províncias possuem obras de educação das crianças e da juventude, segundo os valores humanos e cristãos. Além disso, a tarefa de formar os jovens para a resposta vocacional, envolve também muitos Dehonianos que nos quatro cantos do mundo trabalhos nos seminários e casas de formação dos candidatos.

Deste modo procura-se Seguir as peugadas do Padre Leão Dehon que na sua acção pastoral dedicou grande atenção à educação da juventude. Foi do Fundador que a Congregação herdou esta sensibilidade que hoje queremos continuar a cultivar numa linha de fidelidade ao dom recebido, mas tendo em conta a realidade actual em que vivemos.

Esta Conferência Geral tem por objectivo promover em todos os Dehonianos a sensibilidade para o dever de “educare”, elaborar linhas pedagógicas para transmitir os valores Dehonianos e traçar o perfil do educador dehoniano.

Zeferino Policarpo, scj

DOSSIER ]

plugins premium WordPress