Padre Nuno Alexandre celebra Missa Nova na Paróquia de Afornelos

O Pe. Nuno Alexandre Fernandes da Rocha, ordenado da sé do Porto, no passado dia 8 de Julho, por D. Manuel Clemente, celebra Missa Nova no próximo Domingo, 15 de Julho, em Afornelos.

A família originária do Minho, deslocou-se para Lisboa em busca de melhor vida. Foi na capital que o Nuno nasceu a 15 de Fevereiro de 1980. E foi na Paróquia de Alfornelos que o Nuno viveu os primeiros anos da sua vida, frequentou a catequese, foi crismado, fez parte do grupo de jovens, foi acólito…

Entretanto o Senhor chamou-o. Era já um jovem com 19anos de idade. Deixou a sua terra e a sua paróquia e entrou no Centro Dehoniano, no Porto, em 1999. Admitido ao Noviciado a 19 de Agosto de 2000, emitiu a Primeira Profissão a 21 de Setembro de 2001, na Casa do Sagrado Coração de Jesus, em Aveiro e, mais tarde, a Profissão Perpétua a 24 de Setembro de 2006, no Instituto Missionário Sagrado Coração, Diocese de Coimbra. Foi instituído nos Ministérios dos Leitores e dos Acólitos a 14 de Setembro de 2007, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, Alfragide, Diocese de Lisboa. De 2001 a 2004 frequentou o Curso de Teologia, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, obtendo a Licenciatura em Teologia. De 2004 a 2007 fez o estágio de vida religiosa no Centro Missionário do Coração de Jesus, em Ponta Delgada, Açores. A partir de 2007 faz parte da comunidade do Seminário Missionário Padre Dehon, Fânzeres (Gondomar), tendo residido no pólo da Obra ABC (Rio Tinto) de 2007 a 2011 e, a partir daí, no dito Seminário. O Nuno Alexandre foi ordenado Diácono por D. Joaquim Augusto da Silva Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, no dia 26 de Setembro de 2010, na igreja de Nossa Senhora da Paz, paróquia da Póvoa de Santa Iria, Diocese de Lisboa e foi ordenado sacerdote a 8 de Julho de 2012, na Sé do Porto.

No próximo Domingo o Pe. Nuno regressa à sua paróquia, onde esta longa caminhada teve origem, para celebrar a Missa Nova para os seus conterrâneos. A celebração será ás 10h00, seguindo-se o almoço festivo no salão paroquial.

A Paróquia de Alfornelos prepara-se intensamente para assinalar este belo acontecimento. Ao longo desta semana tem havido missa com pregação, sob orientação da comunidade Dehoniana do Seminário Nossa Senhora de Fátima. No sábado queantecede a Missa Nova, haverá uma Vigília Vocacional, pelas 21h00, na Igreja Paroquial.

Zeferino Policarpo, scj

plugins premium WordPress