Dehonianos em Roma

O Colégio Internacional Leão Dehon, em Roma, acolhe religiosos da Congregação do Sacerdotes do Coração de Jesus – Dehonianos – oriundos de quatro continentes. Uns são estudantes que frequentam cursos superiores em diversas universidades da Cidade Eterna, outros são os colaboradores de Cúria Geral. Mas a própria Cúria Geral, sendo uma comunidade em si mesma, convive com os membros do Colégio Internacional. Somos, assim uma comunidade formada por 48 religiosos: 10 da Cúria Geral, 10 colaboradores da Cúria Geral, 12 que frequentam cursos de mestrado e doutoramento, 14 que frequentam o curso para formadores e 2 hóspedes. Estes religiosos provêm de 20 Províncias, Regiões ou Distritos da Congregação e de 17 países da Europa, África, Ásia e América.

Este ano, dá especial animação à comunidade o grupo de formadores. Começaram a chegar em finais de Abril. Em princípios de Maio iniciaram as aulas de língua italiana, que se prolongaram até 13 de Setembro. Dois dias depois, o grupo partia para a comunidade dehoniana de Briático, na Calábria, onde viveu uma semana de preparação ao curso. Regressou a Roma no dia 21. A semana de 23 a 28 de Setembro foi dedicada a diversas atividades tais como a celebração da eucaristia junto do túmulo de S. Pedro, audiência com o Papa Francisco, visita aos “Lugares Dehonianos” de Roma, leituras, e mais algumas aulas de italiano. Finalmente, no dia 1 de Outubro, começou o curso que decorrerá no Colégio Internacional até 14 de Fevereiro. A partir de 17 do mesmo mês, participarão no curso organizado pela Pontifícia Universidade Salesiana.

Uma tarde de retiro espiritual, no dia 4 de Outubro, e uma reunião comunitária, no dia 5, com celebração da eucaristia ao fim da tarde do mesmo dia, marcaram o arranque oficial das atividades comunitárias caraterizadas pela espiritualidade, pelo estudo e pelo serviço à Congregação.

 

Fernando Fonseca, scj

(redigido segundo o Acordo Ortográfico)

plugins premium WordPress