Dia de Portugal: Pe. Bernardino recebeu condecoração

Por decisão do Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva, o Pe. José Bernardino de Abreu da Trindade foi hoje galardoado com o Grau de Oficial da Ordem do Mérito. A condecoração foi atribuída pelo Representante da República, por delegação expressa do Presidente da República. Juntamente com o Pe. Bernardino foram condecoradas outras duas pessoas: a Professora Cecília Berta Fernandes e o Maestro João Eurico Martins.

A cerimónia, com início às 11h30, decorreu no Salão Nobre do Palácio de São Lourenço, no Funchal, e contou com a presença das autoridades civis, militares e religiosas da Madeira e outros convidados para o solene evento.

A Banda Militar da Madeira e o Coro de Câmara da Madeira tocaram e cantaram o Hino Nacional e o Hino da Região Autónoma da Madeira. Seguiu-se a alocução de Ireneu Barreto, Representante da República, que aludiu ao significado da celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses, fez uma leitura da situação social que a Madeira atravessa, incentivou as forças políticas à união de esforços e desafiou a sociedade a dar mais espaço e oportunidade aos jovens e ao seu poder criativo. Por fim, dirigindo-se aos galardoados, felicitou-os pelo trabalho que têm desempenhado em favor da comunidade.

Após o discurso, três jovens estudantes, apresentaram textos literários e poéticos alusivos à efeméride a que se seguiu a imposição das condecorações.

Concluiu-se a a cerimónia com a apresentação de cumprimentos aos agraciados e um Madeira de Honra.

O Pe. Bernardino, religioso da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) é pároco da Ribeira Brava desde 2001. Ao longo destes anos imprimiu um grande desenvolvimento à vertente da pastoral social com diversas iniciativas em favor das populações mais carenciadas. Destacam-se as seguintes: o lar com 45 utentes, o apoio domiciliário a cerca de 1.500 pessoas, a distribuição de duas refeições diárias a 280 pessoas, o apoio mensal em géneros alimentícios a 50 famílias, a prestação de cuidados continuados a 50 utentes, o acompanhamento a vítimas de maus tratos… Por altura das enxurradas do 20 de Fevereiro de 2010, o Pe. Bernardino foi das primeiras pessoas a conseguir atingir, a pé, a freguesia da Serra d’Água que ficara totalmente privada de comunicações e teve um papel preponderante no apoio social a essa população, movendo o Governo Regional e outras boas-vontades. Foi esta vasta acção social que justificou a condecoração que hoje atribuída pelo Presidente da República ao Pe. Bernardino.

A Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus alegra-se por este reconhecimento público que o Presidente da República teve para com o trabalho deste nosso confrade. Em nome de todos os confrades apresento as minhas felicitações e os parabéns ao Pe. Bernardino.

 

Zeferino Policarpo, scj

superior provincial

 

plugins premium WordPress