EEJD – Dia 05 de Agosto: Os jovens e a cultura da Paz

O Grupo da Itália do Sul orientou a oração da manhã no dia dedicado a Santo António, à reflexão “para uma cultura da Paz” e à visita cultural à cidade de Lisboa.

Pelas 90h30 saímos em dois autocarros para Lisboa. Um para a zona do Chiado outro para a Senhora da Graça. Orientados por guias ligados à Juventude Dehoniana e à Família Dehoniana, fizemos percursos diferentes até à igreja de Santo António onde celebrámos a eucaristia, tendo presidido o Pe. António Viola, da Itália do Norte e Coordenador dos Delegados Europeus da Pastoral Juvenil e Vocacional Dehoniana.

De seguida descemos e apanhámos o Cacilheiro para a margem Sul e fomos para o Cristo Rei. Aí tomámos o almoço levado de Alfragide e visitámos o Santuário e o monumento depois de uma explicação da história e da espiritualidade do mesmo, ligados à Paz e à espiritualidade do Coração de Jesus. Tivemos também aí uma dinâmica mural sobre o compromisso da construção da Paz.

Pelas 16h30 rumámos à Praia da Rainha, na Costa da Caparica, onde pudemos descansar, refrescar-nos e divertir-nos até à hora do jantar. Um cachorro quente ou um hamburger compuseram-nos os estômagos a tempo de vermos o pôr-do-sol na praia e começarmos ali, naquele momento, uma bela oração da noite.

Chegámos ao Seminário de Alfragide pelas 22h30 e foi só fazer as habituais reuniões de avaliação e de preparação do dia seguinte. Foi um dia bem rico em todos os aspetos, onde se notou uma cada vez maior entrosamento entre as pessoas e os grupos de diferentes proveniências. Amanhã será outro dia e partiremos cedo para Fátima.

Paulo Vieira, scj

DOSSIER ]

plugins premium WordPress