EEJD – Dia 06 de Agosto: Fátima e a Paz

O dia começou mais cedo, com o pequeno-almoço às 07h30 para podermos partir às 08h00 para Fátima. Após uma viagem muito animada sobretudo no autocarro dos grupos amarelo e laranja, chegámos a Ourém onde fomos excelentemente acolhidos, na Igreja Paroquial, pelo Pe. Rui e pela Irmã Ângela da Aliança de Santa Maria.

A Irmã Ângela, médica e postuladora da Causa dos Beatos Francisco e Jacinta, falou-nos, durante cerca de quarente minutos, sobre a história de Fátima e a sua ligação à Paz, no contexto em que se deu, durante a I Guerra Mundial e ligada aos dias que correm bem como à vida de todos nós. Foi uma comunicação fantástica, em inglês, onde brilhou a “alegria do Evangelho”. Os jovens estavam literalmente maravilhados com o que dizia, com o modo como dizia e com o seu sorriso. No fim brindámo-la com um estrondoso aplauso e com a pequena lembrança do símbolo do nosso Encontro e houve quem dissesse – aliás foram vários – que soube a pouco, ou que ficavam mais uma hora a escutá-la.

De seguida o grupo da Itália do Norte orientou a oração da manhã na Festa Da Transfiguração do Senhor que hoje se celebrou. Recebemos o símbolo do dia: um chapéu para nos proteger do sol escaldante que entretanto aparecera e, pelas 11h30, partimos em direção a Fátima.

A caminhada foi um pouco difícil nesta primeira parte, por causa do calor e pela subida em direção à igreja Paroquial de Fátima. Nos arredores da Igreja almoçámos o farnel fornecido pelo Centro Paulo VI onde nos alojaríamos ao fim da tarde. Entretanto, na igreja o pároco de Fátima apresentou a o local onde os pastorinhos foram batizados e iniciaram a sua vida cristã e falou da mensagem de Fátima com base na vida centrada no amor a Jesus na Eucaristia e refletido nos pobres e pecadores.

Dali partimos para Aljustrel, visitámos as casas dos pastorinhos a Loca do Anjo, e passando pela Via-Sacra, seguimos para o Santuário a tempo de participar na eucaristia das 17h00, presidida pelo Superior Provincial, Pe. Zeferino e animada pelo grupo português.

A distribuição dos “aposentos” no Centro Paulo VI e um banho retemperante ocupou-nos até à hora do jantar, no fim do qual o Pe. Zeferino presenteou todos os participantes no Encontro com uma “dezena” do terço para ser usada na nossa atividade seguinte e pela vida fora como recordação desta passagem por Fátima.

À noite, na Capelinha das Aparições, participámos no terço, no qual alguns jovens do nosso grupo rezaram as ave-marias em várias línguas, e na procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Foi um belo dia de vivências espirituais e fraternas que certamente ficará na memória de todos de todas as latitudes…

Paulo Vieira, scj

DOSSIER ]

plugins premium WordPress