Encontro de Postulantes em Fátima

Entre os dias 15 e 17 de Novembro, os postulantes e pré-postulantes do Centro Dehoniano estiveram em Fátima para participarem no Encontro de Formação para Postulantes organizado pela CIRP. No encontro estavam cerca de 60 postulantes das mais variadas Congregações presentes em Portugal para aprofundarem a seguinte temática: “Eu e as minhas motivações”, um tema que nos levou a refletir com mais realismo sobre o que Deus quer de cada um de nós e sobre o que nos leva realmente a querer seguir Jesus. Foi apresentado pela irmã Rosa Maria, com a cooperação do Pe. Francisco Machado.

Durante o encontro tivemos momentos de formação, de reflexão individual e de grupos, momentos propícios para a partilha de ideias, para um maior conhecimento da espiritualidade de outras congregações e para um maior autoconhecimento.

Os momentos de oração também foram intensos: as orações da manhã com reflexões, a celebração da Santa Missa e os momentos de oração pessoal e de confronto espiritual. Como não poderia deixar se ser, fizemos uma visita ao Santuário de Fátima para rezarmos com Maria, participando no Rosário e Procissão das Velas, no Sábado à noite. No Domingo, no fim do encontro tivemos também um momento para dar graças a Deus e a Nossa Senhora de Fátima por este encontro depositando nas suas mãos a nossa confiança de filhos e pedindo mais força para a nossa caminhada de discernimento vocacional.

Em suma foi um encontro bastante interessante pois tivemos a oportunidade de conhecer outros postulantes que, tal como nós estão a aprofundar a sua vocação. Regressámos a casa com uma nova bagagem, quer a nível de instrução, quer a nível de espiritualidade, quer a nível de amizades.

Pelo caminho passámos por Coimbra e visitámos o Instituto Missionário, onde alguns do grupo, aqueles que por lá passaram noutros tempos, puderam recordar as peripécias vividas então e as novidades que anunciam tempos novos.

 

Vítor Salvador, Postulante Dehoniano

plugins premium WordPress