Print Friendly, PDF & Email

O encontro de Superiores Maiores SCJ da Europa já há muito tempo que estava programado e começámos a chegar, uns vindos de perto, outros de bem mais longe. O aeroporto do Luxemburgo foi a plataforma privilegiada para nos pôr aqui nesta bela casa, plantada na fronteira entre a Bélgica e o Luxemburgo. Eu sou um dos caloiros nestas andanças. Mas há mais: os Provinciais da Espanha, da Polónia e da Alemanha também acabam de chegar a este serviço nas respectivas Províncias.

À nossa espera estava um frio glaciar, convite expresso a permanecermos na casa bem aquecida, sob risco de congelarmos, no todo ou em parte, se nos aventurarmos a pôr pé fora de portas.

Os trabalhos começaram ao fim da tarde deste dia 29 de Fevereiro. Ainda não estamos todos, alguns virão mais tarde e outros nem sequer chegarão. Mas a Europa está bem representada, desde a Ucrânia a Portugal, passando pela Polónia, Áustria, Croácia, Alemanha, Itália, França, Espanha… Da Bielorrússia é que não foi possível vir ninguém, é sempre muito complicado obter vistos; do Reino Unido também não vieram, parece que não está fácil atravessar a Mancha para o continente europeu…

Dos trabalhos constarão o debate do programa do Governo Geral para os próximos seis anos, a partilha sobre o que se vai fazendo em cada uma das Entidades em matéria de pastoral social e outras questões de organização continental, nomeadamente a formação dos nossos candidatos.

Estaremos por aqui até à próxima 6ª feira. Havendo assuntos dignos de registo, cá estarei para partilhar.

 

P. José Agostinho Sousa