Encontro de Superiores Maiores – Programa do Governo Geral 2015-2021

Como estava previsto e programado, este dia 1 de Março foi praticamente passado à volta do programa do Governo Geral para o sexénio 2015-2021.

O Conselheiro Geral P. Artur Sanecki apresentou-nos demoradamente o programa e procurou deixar-nos algumas pistas de orientação para a sua aplicação na Europa. O documento toma a figura de Abraão como exemplo e inspiração, por ser o crente que se deixa moldar por Deus, que se põe a caminho e que, pela sua atitude de fé e de confiança, se torna para os outros uma bênção de Deus. O programa desenvolve-se depois fundado nos três pilares escolhidos pelo Superior Geral e seu Conselho: formação, solidariedade com os pobres e evangelização, apresentando as diferentes iniciativas, acções e dinâmicas de animação de toda a Congregação.

O estudo deste documento não esgotou a nossa actividade, que passou também pela oração, pelo convívio e por outros assuntos de interesse comum. O dia começou na capela às 07:15h, com a oração da manhã e adoração, passou novamente pela capela às 17:45h, para a celebração da Missa, presidida pelo Provincial anfitrião, P. Jean-Jacques Flammang, e está agora a terminar, com cada qual a dedicar-se às tarefas que tenha por úteis e interessantes.

O dia foi também marcado por algumas curiosidades:

  • Juntou-se a nós o Superior da Moldávia, P. Piotr Kuszman, que só hoje conseguiu viagem;
  • Há um confrade que perdeu a mala – diz-se a desgraça, não se menciona o desgraçado – e agora se faz anunciar por odores desconfortáveis, que só uma boa muda de roupa poderá expulsar;
  • A neve começou a cair, por agora ainda indecisa quanto a permanecer ou a desfazer-se, com a meteorologia a anunciar neve com chuva gelada;
  • Foi necessário escolher um novo Presidente e um novo Secretário para o grupo para o próximo triénio e as sortes recaíram respectivamente sobre o P. José Agostinho Sousa, Provincial de Portugal, e o P. Claude Siebenaler, da Província Europa Francófona.

Assim vai a vida por Clairefontaine, fechados em casa, de preferência, que o tempo não está para grandes caminhadas.   

 

P. José Agostinho Sousa

plugins premium WordPress