Encontro de Superiores Maiores SCJ, em Roma

Está a decorrer desde ontem até Sábado (3-9 de Novembro), na Casa Geral da Congregação, o Encontro de Superiores Maiores SCJ. Trata-se de uma reunião que normalmente acontece de dois em dois anos e que congrega os Superiores das Províncias, das Regiões, dos Distritos e das Comunidades Territoriais da Congregação presentes nos quatro cantos do Mundo. Para além dos membros do Governo Geral e da Cúria Geral, estão Dehonianos vindos da Croácia, de Angola, da Argentina, do Brasil, da Bielorrússia, do Canadá, do Chile, dos Camarões, do Equador, de Espanha, da França/Luxemburgo/Bélgica, da Grã-Bretanha, da Alemanha, da Indonésia, da Índia, da Itália, de Madagáscar, da Moldávia, de Moçambique, da Holanda, do Paraguai, das Filipinas, da Polónia, de Portugal, do Congo, da África do Sul, da Suíça, de Taiwan, da Ucrânia, do Uruguai, dos Estados Unidos, da Venezuela e do Vietnam. No total, estão 56 Dehonianos que expressam a diversidade e a riqueza da presença da Congregação no Mundo.

O objectivo deste encontro é definir as linhas de preparação do próximo Capítulo Geral da Congregação, que terá lugar em 2015: data e duração do Capítulo, temas fundamentais a abordar no Capítulo, critérios de representação das entidades da Congregação e escolha da Comissão Preparatória do Capítulo. 

A Reunião dos Superiores Maiores, começou ontem dia 3 de Novembro, com o jantar a que se seguiu a apresentação de todos os presentes acompanhada de algumas castanhas para dar o sabor de que estamos no mês de S. Martinho…

A manhã deste primeiro dia de trabalhos foi ocupada com uma conferência do Pe. Bartolomeo Sorge, SJ, que expôs brilhantemente as perspectivas da Vida Consagrada na Igreja e no Mundo.

Na parte da tarde olhámos a realidade actual Dehoniana com a apresentação, pelo Superior Geral, do Estado da Congregação e a partilha, em grupos linguísticos, sobre os principais desafios à Vida Consagrada e à Congregação.

A Eucaristia deste primeiro dia de trabalhos foi presidida pelo Pe. John van den Hengel, Vigário Geral. Antes do jantar fizemos 45 minutos de Adoração Eucarística.

A noite caíu sobre a cidade de Roma ao som de uma solene trovoada, aplaudida pela chuva.

 

 

 

Zeferino Policarpo, scj

 

plugins premium WordPress