Superiores Maiores SCJ reflectem sobre desafios e prioridades da Congregação

O trabalho do dia de hoje desenvolveu-se seguindo a dinâmica de trabalhos de grupo e sessões plenárias. Ontem os grupos de trabalho estavam constituídos com base nas afinidades e conhecimentos linguísticos dos Superiores Maiores. Hoje os reuniões de grupo funcionaram por regiões continentais: Europa/América do Norte, África, América Latina e Ásia. O grupo Europa/América do Norte é ainda o mais numeroso e também o mais diversificado do ponto de vista cultural, linguístico, numérico e, podemos até dizer, religioso e espiritual. As presenças mais recentes da Congregação na Europa (Croácia, Bielorrússia, Ucrânia) fazem prever um futuro de esperança e de crescimento. Por outro lado, há Províncias envelhecidas e com um número muito reduzido de novos membros (Grã-Bertanha, Europa Francófona, Holanda). Há aquelas Províncias que sentem mais profundamente a diminuição do número de vocações (Itália do Norte e do Sul, Espanha e Alemanha) e aquelas Províncias que, apesar desse diminuição, ainda mantêm um ritmo de crescimento moderado (Portugal e Polónia).

Passámos a jornada a reflectir e a partilhar sobre duas questões que darão origem ao tema geral do Capítulo: Quais os desafios que se colocam hoje à Vida Consagrada? Quais os desafios que se colocam à Congregação? Os grupos continentais puderam, deste olhar a sua própria realidade e elaborar dois desafios fundamentais para cada pergunta. Por aí ficámos logo a perceber que os desafios são muito diversos e variam consoante as realidades dos continentes. Cada grupo continental foi depois chamado a olhar para fora de si e a reflectir sobre os desafios de um outro continente. Estas leituras da realidade apontam para algumas prioridades a que o Capítulo Geral terá de dar atenção: identidade Dehoniana, vida comunitária, compromisso social com os mais pobres, internacionalidade, autossustentabilidade, presença no mundo da cultura, leigos dehonianos,…

A parte final dos trabalhos de hoje teve carácter informativo versando as iniciativas de Justiça e Paz e da Família Dehoniana promovidas pelo Governo Geral e a apresentação de novos projectos: as novas presenças no Oriente e o “Projecto Londres”.

Zeferino Policarpo, scj

 

plugins premium WordPress