Encontro dos superiores das Entidades SCJ

Decorre na Casa Geral, em Roma, ao longo de toda esta semana, mais um encontro dos Superiores das Entidades da Congregação, também ditos Superiores Maiores.

Ao que me parece, ninguém faltou à chamada, pelo que somos um pouco mais de 50 participantes, entre Superiores, Governo Geral e colaboradores, equipa de tradução e restante staff técnico.

O primeiro dia foi todo passado em Assembleia, à volta da Carta Programática para o mandato 2018-2024, intitulada O seu caminho é o nosso caminho, um trabalho conduzido pelo Superior Geral e seu Conselho. Foi num clima de comunhão fraterna e de partilha serena que vivemos este dia, a que não faltaram as habituais peripécias de quem se perde a meio de traduções interrompidas ou apartes mais ou menos oportunos. A partilha vai dando a conhecer melhor a realidade da Congregação, as alegrias e as dificuldades que se vivem nas diferentes regiões do mundo em que nos encontramos presentes. O dia de trabalho terminou com a apresentação do Centro de Estudos Dehonianos e do Sector da Comunicação.

Claro que não faltaram os momentos de oração comum, as refeições comunitárias e as partilhas informais de corredor ou as “negociações” bilaterais ou multilaterais de diversas Entidades, que para isso também servem estes encontros, para aprofundar os laços de comunhão fraterna que, afinal, nos unem.

Amanhã há mais. Veremos como serão alinhados os trabalhos. Entretanto, é bem provável que pela janela possamos continuar a contemplar a chuva inclemente lá fora, por vezes acompanhada de trovoada de meter respeito.

P. José Agostinho Sousa

FOTOS

plugins premium WordPress