Família dehoniana celebra fundador

A Família Dehoniana em Portugal reuniu, a 17 de Março de 2018, o seu Conselho Nacional, no Instituto Missionário Sagrado Coração, em Coimbra.

Foi a ocasião encontrada para celebrar, em Família, o Padre Leão Dehon, no 175º aniversário do seu nascimento, ocorrido a 14 do mesmo mês. Estiveram presentes representantes das três componentes – a Congregação, as Consagradas e os Leigos -, cada uma com um ou mais grupos.

O dia começou com o acto de oblação e uma oração de Laudes e terminou com a celebração da Eucaristia. No “grande acto do dia”, como escreveu o Fundador, unimo-nos, com todo o esforço para chegar a Coimbra, vindos do Norte e do Sul, em dia de tempestade, com o trabalho intenso sobre os temas em estudo, e com os momentos de confraternização e alegria, à oblação reparadora de Cristo ao Pai, pela Humanidade.

O Superior Geral, de visita à província, fez-se presente por meio de uma mensagem lida no princípio dos trabalhos. Depois de se congratular com a realidade crescente da Família Dehoniana em Portugal, o P. Heinrich Wilmer, augurou uma “relação fraterna cada vez mais forte e fecunda” entre as três componentes, “para bem da Igreja e das sociedades” em que vivemos e servimos. “A sinergia dos recursos e competências, nomeadamente no serviço missionário e social, tornará possível uma eficácia maior, será expressão daquela “consolação” que o Padre Dehon tinha tanto a peito e até um testemunho que atrairá vocações para toda a nossa Família”, concluiu.

Entre os diversos temas em estudo, o Conselho Nacional reflectiu e aprovou a edição de um livro de oração para a Família Dehoniana, que será também um modo de assinalar os 175 anos do nascimento do Padre Leão Dehon.

P. Fernando Fonseca, SCJ.

 

 

[FAG id=10705]

plugins premium WordPress