Família Dehoniana reuniu-se em Fátima

No passado dia 1 de Junho realizou-se a Peregrinação Dehoniana a Fátima. Sob o intenso sol de Fátima, reuniram-se mais de 2200 peregrinos, provenientes dos diversos pontos do país, onde os Dehonianos desempenham actividades pastorais. Estavam presentes os nossos seminários e casas de formação, paróquias, grupos missionários e outros componentes da Família Dehoniana: Leigos Voluntários, Companhia Missionária e as Missionárias do Amor Misericordioso do Coração de Jesus.

O programa da Peregrinação foi o habitual. Na parte da manhã, o Terço na Capelinha das Aparições orientado pelo Pe. Zeferino Policarpo e pelo Pe. António Pedro, e a Eucaristia presidida pelo vice-reitor do Santuário, o cónego Emanuel Silva. Na sua homilia fez referência às famílias religiosas ali presentes (Dehoniana e Redentorista) no contexto da Solenidade da Ascensão, sem esquecer o Dia Mundial das Comunicações Sociais e a mensagem do Papa para a ocasião.

Após a Eucaristia cada grupo foi tratar de abastecer o físico, com um almoço partilhado em família e entre amigos.

A parte da tarde foi ocupada pela sessão recreativa no auditório do Centro Paulo VI, de face renovada e adaptada aos novos tempos.

Foi uma tarde muito bem passada que contou com vários momentos de elevada qualidade.

Em primeiro lugar com a apreciada actuação do Grupo de Cavaquinhos da Paróquia de Rio de Galinhas (Marco de Canaveses), ligado ao Grupo Missionário Dehoniano dessa Paróquia, que apreciou muito o nosso convite para fazer parte desta festa. Também apreciámos muito a sua animação, que deu vida e alegria a toda a assembleia.

Outro momento alto foi a actuação dos “Contraponto”, um grupo de Viana do Castelo que canta a capella, que nos deliciou com as suas belas vozes, interpretando alguns temas em português e inglês.

Esta sessão recreativa foi encerrada pelos seminaristas do Seminário Missionário Padre Dehon, que nos presentearam, sob a batuta do prefeito Pedro Sousa, com uma bela encenação sobre os caminhos da vida e as opções que se devem fazer.

Em vários momentos houve também o contributo da banda dos jovens religiosos de Alfragide, que animou a assembleia com alguns cânticos conhecidos.

Entre os vários grupos presentes na peregrinação dehoniana a destacar o grupo de jovens da Paróquia da Boavista (Porto) que veio no dia anterior e que integrou algumas actividades formativas; o grupo de antigos alunos do Seminário Missionário Padre Dehon, que, em dois dias, fez o percurso de bicicleta desde o Seminário (Gondomar) até Fátima; o Grupo Missionário de Ramalde que esteve em Fátima no fim-de-semana, assim como os 45 peregrinos que vieram de S. Miguel, Açores.

Concluímos o dia com a tradicional Procissão Eucarística em volta do recinto do Santuário de Fátima. Depois cada grupo foi regressando às suas casas.

Um dia verdadeiramente intenso, onde pudemos sentir mais uma vez esta dimensão de Família, unida por uma mesma espiritualidade Dehoniana.

Um agradecimento a todos aqueles que tornaram possível todo este dia, desde os vários grupos directamente intervenientes, até aos serviços do Santuário e Centro Paulo VI que tudo fizeram para que este dia fosse bem vivido.

Fica a promessa de voltarmos para o ano e, quem sabe, ainda em maior número.

Juan Noite, scj

plugins premium WordPress