Pe. Aldo Marchesini premiado pelas Nações Unidas

No próximo dia 12 de Junho o Pe. Aldo Marchesini receberá, em Nova Iorque, o prémio “World Population Award”, atribuído pelas Nações Unidas. O “World Population Award” destina-se a premiar pessoas e organizações empenhadas em melhorar as condições de saúde das populações.

O Pe. Aldo Marchesini é missionário Dehoniano da Província da Itália do Norte, que trabalha em Moçambique há mais de 40 anos. Tem dedicado toda a sua vida ao tema da população e à assistência médica aos doentes nos hospitais por onde tem desenvolvido a sua actividade profissional: Tete, Mocuba, Songo e Quelimane, onde trabalha actualmente. Presentemente é o responsável pela Cirurgia de toda a Província da Zambézia.

Em 1971 esteve em Lisboa para estudar português e Medicina Tropical. Foi para Moçambique em 1974. Durante os tempos de guerra civil em Moçambique quis permanecer com o seu povo e, por diversas vezes, foi raptado e levado prisioneiro.

O Pe. Aldo Marchesini é seropositivo. Contraiu esta doença durante a operação a uma mulher seropositiva que estava a dar à luz. O facto de ser italiano faz com que seja possível fazer chegar aos hospitais por onde tem trabalhado diversos medicamentos que têm salvo a vida a milhares de pessoas. O Pe. Aldo possui uma grande capacidade de trabalho em condições adversas. Mas o seu testemunho de sacerdote missionário vai ainda mais além: o facto de ser seropositivo não o afasta das missões. Antes preferiu regressar a Moçambique e, junto dos colegas, enfermeiros e doentes, mostrar que é possível combater esta terrível doença que mata milhares de pessoas em Moçambique e no mundo inteiro.

O Pe. Aldo Marchesini tem um site pessoal (em língua italiana) onde partilha muitos aspectos da sua vida como médico-missionário. O endereço é este:https://www.padrealdo.net

 

Zeferino Policarpo, scj

plugins premium WordPress