Filipinas: Início da Comunidade Missionária do Oriente

No dia 25 de Janeiro, festa da conversão de São Paulo, começou oficialmente a Comunidade Missionária do Oriente.
 
Esta comunidade composta por 7 membros ficou completa com a chegada no dia 23 do Pe. Daniel do Brasil.
O Pe. Ricardo de Portugal já tinha chegado no dia 21, Pe. Suryadi da Indonésia chegou no dia 22 assim como o Pe. Paulo Sugino, Conselheiro Geral que nos irá acompanhar nestas primeiras duas semanas.
Os restantes membros, Pe. Edoardo, da Argentina, Pe. Mathew da Índia e os Padres Dedi e Guntoro da Indonésia já estavam nas Filipinas há mais tempo.
 
A celebração eucarística presidida pelo Conselheiro Geral, Pe. Paulo Sugino, recordou-nos o essencial da nossa consagração e da nossa vida de oblação. Também nós, a exemplo de são Paulo temos de primeiro fazer este caminho de conversão, temos de procurar guias que nos indiquem o melhor caminho para chegarmos à fé. Só depois de um encontro pessoal com cristo podemos ser condutores dos outros nossos irmãos.
Na eucaristia estavam presentes alguns membros da comunidade cristã do país a que estamos destinados.
Nas preces, numa oração emocionada, um autóctone pediu por este grupo que irá partir em breve lembrando a universalidade da Igreja que não pode deixar de dar apoio à Igreja do seu país.
No fim do almoço, maravilhosamente preparado pelos escolásticos, tivemos algum tempo para com este grupo de cristãos verificar o nosso estudo da língua, balbuciando algumas palavras que já fomos aprendendo mas sobretudo procurando escrever cada um dos caracteres na sua forma correta.
 
Ricardo Teixeira, scj

plugins premium WordPress