“Na senda de Dehon, embarcar na missão”.
Mensagem final
Os Secretariados da Juventude Dehoniana estiveram reunidos no remodelado Centro Dehoniano do Porto, de 28 a 30 de Outubro de 2011.
Este encontro teve como principais objectivos: preparar o XV Encontro Nacional da Juventude Dehoniana, bem como a formação sobre “a missão” e a troca de experiências e inquietudes entre os Centros. Durante esta partilha foram referidos alguns problemas com que os Centros se debatem na sua vivência diária, nomeadamente a necessidade de reestruturação dos elementos dos Secretariados e de formação.
Contou-se com a agradável presença e o contributo do Superior Provincial, Pe. Zeferino Policarpo que nos motivou enquanto agentes da Pastoral Juvenil, a enfrentarmos sem medo os desafios que a sociedade nos coloca nos dias de hoje onde a Igreja deixou de ser a maioria.
Tendo por base o tema anual, “Na senda de Dehon, embarcar na missão”, conhecemos a realidade “Missões” desde o tempo do Padre Dehon até ao presente, as principais dificuldades, os fracassos e as “conquistas” ao longo dos anos.
Numa lógica mais formativa, foi analisada a Carta Pastoral que resultou do Congresso Missionário Nacional de 2008, elaborada pela Conferência Episcopal Portuguesa e intitulada, “Como Eu vos fiz, fazei vós também, para um rosto missionário da Igreja em Portugal”. Pensando na missão a partir da Igreja local sentimo-nos interpelados a sermos agentes da evangelização. “…as crianças e os jovens podem tornar-se os mais eficazes evangelizadores das crianças e dos jovens, mas também dos adultos e dos idosos, dado o seu interesse pelos outros e por tudo o que é novo” (nº. 26).
Referimos a proposta de itinerário o próximo quinquénio 2013-2018, que está a ser elaborado pelo Pe. Adérito e sugerimos que esta tenha em conta os temas lançados pela Igreja para os próximos anos, nomeadamente ao “Ano da Fé” (2012-2013) e o tema das Jornadas Mundiais de 2013.
Inspirados por esta constante necessidade de evangelizar inovando, procurámos estruturar o XV Encontro Nacional da JD tentando manter o nível de excelência que caracterizou o último Encontro Nacional realizado em Alfragide.
Imbuídos no “espírito de missão”, caracterizado por “uma especial e ardente devoção ao Sagrado Coração de Jesus…” e, tendo como referência a experiência do Padre Dehon e o seu estilo de vida, saímos deste encontro para os nossos Centros com renovada alegria e vontade de “evangelizar os evangelizadores dos jovens, que são eles mesmos”.
Contagiados pelo espírito evangelizador que vive em cada um de nós, fazemos votos que todos os Centros (Açores, Algarve, Coimbra, Madeira, Lisboa e Porto) se sintam parte integrante desta aliciante missão que é anunciar Cristo vivo entre nós.
Porto, 30 de Outubro de 2011.