«Tarde Missionária» em Alfragide

Cerca de meia centena de pessoas reuniram-se no passado domingo, dia 23 de Outubro, no Seminário Nossa Senhora de Fátima para celebrar o 85º Dia Mundial das Missões, que teve como lema “Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós”, retirado de Jo 20, 21.
Logo após o acolhimento, o Padre João de Chaves Bairos, SCJ, comentou a Mensagem do Papa para este dia, partindo de uma análise histórica sobre o mundo e a cristandade no tempo de Pio XI. Ao momento musical levado a cabo por alguns elementos do grupo de jovens de Rio de Mouro, seguiram-se os testemunhos dos jovens que em Agosto passado fizeram uma experiência de missão em Moçambique, através da ALVD, e que foram acompanhados pelo nosso confrade Padre José Manuel Vicente.

Depois deste primeiro momento, houve um convívio fraternal em volta da mesa, onde foi possível «petiscar» do que todos trouxeram e daquilo que a casa colocou à disposição.

O dia terminou em «grande» em torno da ainda maior mesa onde ninguém fica de fora: a da Eucaristia. Aí tivemos presente as intenções da Igreja Universal para este dia, assim como a vida do Padre José Diomário Gonçalves, que faleceu nesta mesma manhã, sacerdote missionário que entregou 48 anos da sua vida à evangelização do Povo Moçambicano.

Nuno Pacheco, scj

 

plugins premium WordPress