Lançamento da obra «Dehonianos. A força da Disponibilidade. História de uma Congregação Empreendedora em Portugal»

75 ANOS DOS DEHONIANOS EM PORTUGAL

A Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, mais conhecidos como Dehonianos, iniciou há um ano a celebração dos 75 anos de presença em terras de Portugal. De facto, entre 27 e 29 de dezembro de 1946, chegavam a Lisboa os primeiros padres dehonianos, procedentes da Itália e com destino à Madeira, onde haveriam de chegar no dia 17 de janeiro, para aí darem início à presença da Congregação em Portugal.

Por ocasião deste jubileu, a Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus quis aprofundar a sua história, tendo confiado essa tarefa a um grupo de investigadores coordenados pelo Prof. Doutor José Eduardo Franco e pela Prof. Doutora Eugénia Abrantes, donde nasceu o volume “Dehonianos. A força da disponibilidade. História de uma Congregação empreendedora em Portugal”, publicado em 2022, pela Theya Editores.

A situação sanitária que se vivia no final de 2021 impediu as sessões de apresentação pública da obra, programadas para Lisboa e para o Porto, pelo que, em boa, os Dehonianos, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO), o Instituto Europeu de Ciências da Cultura – Padre Manuel Antunes e a Cátedra CIPSH de Estudos Globais da Universidade Aberta vêm agora anunciar as sessões públicas de apresentação da obra que terão lugar:

– a 3 de dezembro, às 19.00h, em Fânzeres, Gondomar, no Seminário Missionário Padre Dehon, com intervenções do Padre José Agostinho Sousa, de Eugénia Abrantes, do eurodeputado Paulo Rangel e do Delegado do Dicastério da Cultura e da Educação, D. Carlos Azevedo;

– a 6 de dezembro, às 21.00h, em Alfragide, Amadora, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, com intervenções do Padre João Nélio Pereira, de Eugénia Abrantes, de João Miguel Tavares e do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Expondo a história da Congregação Dehoniana em Portugal, esta obra pretende ser um contributo para a história do cristianismo português na última metade do séc. XX e nestes primeiros anos no séc. XXI, a partir de uma presença religiosa marcada: pelo ardor missionário; pelo estilo cordial de fazer pastoral, também decorrente do apostolado do Coração de Jesus; pelo contributo na pastoral paroquial, nas várias dezenas de paróquias confiadas aos Dehonianos ao longo destes anos; sem esquecer a sensibilidade social, tão caraterística do carisma pessoal do Padre Leão Dehon, seu fundador.

A Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, consciente da sua missão na Igreja, com muita alegria e grande sentido de gratidão, tem o prazer de convidar a tomar parte nas sessões de apresentação acima mencionadas.

 

   

plugins premium WordPress